O fluxo da água do Hamza é o mesmo do Amazonas, e esse rio subterrâneo foi descoberto em 2010, durante o doutorado da professora e pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Elizabeth Pimentel.
“Os indícios de um rio subterrâneo na Amazônia surgiram a partir das pesquisas de meu projeto de doutorado, que tinha como uma das propostas analisar o fluxo geotérmico na região Amazônica, através de medidas de temperatura de fundo de poços perfurados pela Petrobras, na década de 70, que buscava petróleo na região”, conta a professora.
O rio Hamza é mais uma fonte de água doce na Amazônia, e poderia ter suas águas captadas, mas ainda não é viável, pela falta de tecnologia para isso, como afirma a professora.
“Essa descoberta é na verdade mais um reservatório de água em subsuperfície na região Amazônica, que deságua lentamente no oceano Atlântico. No entanto, devido a grande profundidade em que se encontra não é possível sua captação neste momento. Porém, se houver necessidade com certeza será desenvolvida tecnologia para sua extração, beneficiando toda sociedade. Em outras palavras, é um reservatório para o futuro”, finaliza a pesquisadora.
Por William Costa – [email protected]
ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: PORTALAMAZONIA.COM – PORTAL AMAZÔNIA
Relacionadas:
- Amazônia tem “oceano subterrâneo” (ecoamazonia.org.br)
- Pesquisadora descobre rio subterrâneo de 6 mil km que começa no Acre e (ecoamazonia.org.br)
- Aquífero Amazônia: um oceano subterrâneo e desconhecido (ecoamazonia.org.br)
- Rio Hamza: o rio com mais de 6 mil km de extensão que corre abaixo do Rio Amazonas | Amazonas | G1 (globo.com)
- Rio Hamza, o rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão embaixo da Amazônia – Portal Amazônia (portalamazonia.com)