A Coordenação Regional (CR) Médio Purus, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Lábrea, no Amazonas, prestou apoio logístico à vacinação contra a covid-19 em comunidades do estado.
A operação teve início no último sábado (23) e terá duração de cerca de 15 dias. Ao todo, quase 6 mil doses da vacina serão destinadas a aldeias da região do Médio Purus.
Serão beneficiadas as etnias Apurinã, Banawá, Deni Jamamadi, Jarawara, Paumari é Zuruahá. A Funai disponibilizou sete embarcações para transporte das vacinas e deslocamento das equipes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Purus da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/Ministério da Saúde) até as aldeias.
Segundo o coordenador da CR Médio Purus, Cássio de Oliveira Pantoja, a operação envolve uma complexa logística para atender as comunidades que vivem na calha dos rios. “A ação envolve o deslocamento fluvial e terrestre, por meio de trilhas na selva. Em algumas regiões é preciso vários dias de viagem de barco para proceder com as entregas”, explica Pantoja.
Além das embarcações oficiais, a Funai contribuiu ainda com combustível e alimentação. Servidores da CR Médio Purus também acompanham as equipes de saúde a fim de dar o suporte necessário em campo e auxiliar na conscientização dos indígenas sobre a importância da vacinação.
A fundação tem o papel institucional de monitorar as ações e serviços de atenção à saúde indígena, enquanto a execução dos trabalhos é de responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio da Sesai. A atuação da Funai se dá via Coordenação de Acompanhamento de Saúde Indígena (Coasi), com o apoio das unidades descentralizadas do órgão em todo o território nacional.
Assessoria de Comunicação/Funai
PUBLICADO EM: FUNAI
Deixe um comentário