O Polo BioAmazonas/Rota da Biodiversidade busca promover o desenvolvimento regional sustentável e a inclusão produtiva por meio da estruturação das cadeias de bioprodutos, com enfoque em plantas medicinais e fitoterápicos
Na próxima semana será realizado o Workshop Contribuições à Criação de Plataforma Digital e de Sistema de Rastreamento para Cadeia Produtiva de Fitoterápicos do Polo BioAmazonas nos dias 07, 09 e 11 de novembro – segunda, quarta e sexta-feira, respectivamente. Aberto ao público, o evento começará nos três dias às 14 (de Manaus) e será 100% online com transmissão pelo YouTube (ver programação e links abaixo).
O Workshop é organizado pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti/Sedecti) e o Conselho Gestor do Polo BioAmazonas (CGPBioAM), do Projeto Rota da Biodiversidade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), implantado nos diferentes biomas brasileiros. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) é uma das instituições integrantes do Polo BioAmazonas/Rota da Biodiversidade, implementado no fim de 2019, e coordenador do Workshop, juntamente com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA).
Especialistas e gestores de instituições de ensino, pesquisa e inovação, do poder público e da cadeia produtiva participarão das quatro atividades do evento, que são a Mesa de Abertura – com a titular da Secti, Tatiana Schor, e convidados – e outras três Mesas compostas por mediadores, debatedores e painelistas. O objetivo do Workshop é trazer experiências bem-sucedidas para subsidiar a tomada de decisão do Conselho Gestor do Polo BioAmazonas para a implementação de metas do Projeto, que vão contribuir, por exemplo, com a proposta de inserir cinco fitoterápicos amazônicos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Uma das metas é a construção de uma plataforma digital com inteligência técnico-científica e de mercado, capaz de transformar o banco de dados Bionorte http://bancodedados.bionorte.org.br/ em uma plataforma que integre múltiplas plataformas governamentais, gere informações e viabilize a implementação de um Sistema de Inteligência do Polo BioAmazonas.
A outra meta do Conselho Gestor é a construção de um sistema de rastreabilidade baseado em tecnologia MESH (tecnologia de redes sem fio, que utiliza uma topologia de malha) e DNA BarCode (um código de barras genético) para a cadeia de plantas bioativas da Amazônia. A ideia é implantar um sistema piloto de sensoriamento remoto baseado nessas tecnologias para a identificação dos produtores e extrativistas e rastreamento de plantas bioativas da biodiversidade amazônica.
O evento, coordenado pela analista de C&T Nadja Maria Lepsch da Cunha Nascimento (Inpa/Copes) juntamente com servidores da UEA, do CBA e da Ufam, contará com a participação como debatedores do coordenador geral de pesquisas do Inpa, Jorge Porto, e do coordenador substituto de Ações Estratégicas do Inpa, o analista de C&T José Laurindo Campos. Eles participarão da Mesa 1 (dia 07/12, às 14 de Manaus), intitulada Sistemas/redes de informação e experiências de apoio à construção de grandes bancos de dados, plataformas e portais digitais e sistemas de rastreabilidade.
Saiba Mais
Polo BioAmazonas/Rota da Biodiversidade objetiva a geração de emprego e renda, em especial para povos indígenas, comunidades tradicionais, extrativistas e agricultura familiar, além do estímulo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no setor farmacêutico, a partir de uma rede de cooperação entre setor produtivo, poder público, Instituições de Ciência e Tecnologia, empresas públicas e privadas.
PROGRAMAÇÃO
07/12 – 14h (Manaus); 15h (Brasília)
ABERTURA:
Coordenação: Tatiana Schor – SECTI/SEDECTI.
Participantes: Adriana Melo Alves – DDRU/SMDRU/MDR; Bruno Cesar Prodoscimi Nunes – CGBE/DEPPD/SEFAE/MCTIC; Tarcila Portugal – CGEXT/DEPROD/SAF/MAPA; Fábio Brasiliano Da Silva – DPG/SBio/MMA; André Carvalho de Azevedo Carioca – DPAP/SUDAM.
Link para Assistir: https://youtu.be/PRyb6aX__Ls
07/12 – 15:15h (Manaus); 16:15h (Brasília)
Mesa 1 – Sistemas/redes de informação e experiências de apoio à construção de grandes bancos de dados, plataformas e portais digitais e sistemas de rastreabilidade.
Moderador: Jair Max Furtunato Maia (UEA/CGPBioAM)
Redator: Nadja Lepsch Cunha (INPA)
Debatedores: Jorge I. Rebelo Porto (INPA/CGPBioAM); José Laurindo C. dos Santos (INPA); Altigran Soares da Silva (UFAM)
Palestrantes: Fabio A. Machado Porto (COMAC/LNCC); Eduardo C. Dalcin (IP/JBRJ); Thais H. M. de Almeida (Santos Lab).
Link para Assistir: https://youtu.be/PRyb6aX__Ls
09/12 – 14h (Manaus); 15h (Brasília)
Sistemas/redes de informação e experiências de apoio à construção de grandes bancos de dados, plataformas e portais digitais e sistemas de rastreabilidade – II.
Moderador: Waltair Vieira Machado (UFAM/CGPBioAM)
Redator: Olinda Maria Figueira Canhoto (CBA/CGPBioAM)
Debatedores: Jair Max Furtunato Maia (UEA/CGPBioAM); Alex Christian Kamber (MDR/ CGPBioAM); André Luiz C. Carvalho (UFAM)
Palestrantes: Dora A. Lange Canhos (CRIA); Rui Oliveira Macedo (IPEFarM/UFPB); Nichollas Rennah A. Almeida (UFERSA); Marilia Valli (IFSC/USP).
Link para Assistir: https://youtu.be/GbpJMzVg4xk
11/12 – 14h (Manaus); 15h (Brasília)
Sistemas/redes de informação e experiências de apoio à construção de grandes bancos de dados, plataformas e portais digitais e sistemas de rastreabilidade – III.
Moderador: Nadja Lepsch Cunha (INPA/CGPBioAM)
Redator: Jair Max Furtunato Maia – UEA/CGPBioAM.
Debatedores: Waltair V. Machado (UFAM/CGPBioAM); Raimundo Correa de Oliveira (UEA), Olinda Maria Figueira Canhoto – CBA/CGPBioAM.
Palestrantes: Ana Claúdia Torres Gonçalves (Instituto Mamirauá); Cláudia Sampaio de Andrade Lima (ITCBio/UFPE); Marcos Allan Leite dos Reis (UFPA).
Link para Assistir: https://youtu.be/TVYMRFeONxA
Da Redação – Inpa
ANTONIO DOS SANTOS
INFELIZMENTE A LIVE É FECHADA (APENAS PARA OS INSCRITOS), QUANDO DEVEIRIA SER ABERTA AO PÚBLICO INTERESSADO. NOTA ZERO.
* A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos COMENTÁRIOS são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.