O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) apresentará o Projeto Ieté no I Encontro de Empreendedorismo e Inovação da Amazônia, que acontecerá nesta quarta e quinta-feira (2 e 3), no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), no Distrito Industrial.
Desenvolvido em parceria com a Samsung, o projeto Ieté tem como objetivo a instalação de uma Rede de monitoramento ambiental na bacia hidrográfica do Educandos.
Promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o evento reunirá institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) e startups locais. No Inpa, o Ieté é o único projeto de P&D, com recursos aprovados pela Lei de Informática.
“Vamos levar para o nosso estande uma estação meteorológica funcionando em tempo real mostrando variáveis atmosféricas como temperatura e umidade do ar, além de banners e encartes do projeto”, contou o pesquisador e coordenador do projeto Ieté, o geólogo Marcio Silva, vinculado à Coordenação de Dinâmica Ambiental (Codam/Inpa).
A estação meteorológica é um conjunto de instrumentos ou sensores que coletam dados para análise do tempo meteorológico. Os sensores registram a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar, chuva, pressão atmosférica entre outras variáveis.
“Queremos mostrar ao público o papel e a importância de uma rede monitoramento meteorológico em uma bacia hidrológica urbana”, destacou o pesquisador do Inpa, o meteorologista Luiz Cândido, que é o subcoordenador de meteorologia do Ieté.
Iniciado em meados de 2019, o projeto se estenderá até 2023. O Ieté (água verdadeira” em Tupi) conta com uma equipe composta por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.
O evento é aberto ao público e as inscrições podem feitas por meio da plataforma de eventos Sympla. Na quarta-feira, o público em geral poderá conferir os estandes entre 17h e 20h, e na quinta-feira a partir das 14h, incluindo as palestras com duração de quinze a trinta minutos.
Da Redação – Inpa
Banner – Flávio Rosas – Coeti Inpa
Deixe um comentário