O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, recebeu nesta quarta-feira (23), em Brasília, uma comitiva de 13 lideranças indígenas das etnias Paresi, Nambikwara e Manoki, do estado do Mato Grosso, e Macuxi, de Roraima. O objetivo da reunião foi discutir parcerias, acesso a crédito e projetos de etnodesenvolvimento.
O líder Genilson Paresi salientou que o principal objetivo dos projetos de etnodesenvolvimento é o bem social das comunidades. “O intuito é melhorar a qualidade de vida de nossas famílias, com ênfase na preservação do meio ambiente e dos nossos costumes”, enfatizou.
Já o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, João Rosa, ressaltou que atividades como plantio, piscicultura e etnoturismo trazem diversos benefícios às etnias. “Além da questão econômica, todos esses projetos sustentáveis dão suporte às atividades sociais e culturais que são desenvolvidas dentro das Terras Indígenas”, afirmou.
Pela Funai, participaram também da reunião o assessor de Acompanhamento a Estudos e Pesquisas, Claudio Badaró, o assessor de Articulações com Coordenações e Comitês Regionais, Fabrício Magalhães, o assessor responsável por Assuntos Parlamentares, Antônio de Freitas, e o coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, Juan Felipe Negret Scalia.
Assessoria de Comunicação / Funai – Produção sustentável é tema de reunião entre o presidente da Funai e agricultores indígenas — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)
Deixe um comentário