A Fundação Nacional do Índio (Funai) participou, nesta segunda-feira (21), de uma audiência pública para debater a captação de recursos para o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo do Clima) e a forma de usá-los em políticas públicas voltadas à preservação ambiental no Brasil.
Diversas autoridades, instituições oficiais, organizações da sociedade civil e institutos de pesquisa estiveram presentes. Pela Funai, participaram dos diálogos Azelene Inácio, indígena Kaingang e coordenadora da unidade descentralizada Interior Sul, e Juan Felipe Negret Scalia, coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento.
“A função precípua das Terra Indígenas é a reprodução física e cultural, mas elas também são importantíssimas para a conservação dos recursos naturais e, por consequência, para a mitigação das mudanças do clima e também para os processos de adaptação”, pontuou Scalia.
Fundo do Clima
O Fundo Nacional sobre Mudança do Clima é um instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima que tem por finalidade financiar projetos, estudos e empreendimentos que visem à redução de emissões de gases de efeito estufa e à adaptação aos efeitos da mudança do clima.
Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Fundo Clima disponibiliza recursos em duas modalidades, reembolsável e não reembolsável. Os recursos reembolsáveis são administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos não reembolsáveis são operados pelo MMA.
Assessoria de Comunicação / FUNAI – com informações do STF e do MMA – Funai participa de audiência sobre políticas públicas e mudanças climáticas — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)