A biodiversidade é o tema deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. E, quando se trata deste tema, o Brasil é o país que exibe a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta.
Grande parte desta riqueza natural é protegida pelo ICMBio nas 334 unidades de conservação (UCs) federais, distribuídas por todos os biomas.
As UCs protegem, inclusive, espécies raras por natureza, como a jararaca de Murici (Bothrops muriciensis), encontrada em baixas densidades populacionais dentro de uma pequena área na Estação Ecológica (Esec) de Murici, em Alagoas.
A jararaca foi descrita em 2001 e, em 2014, foi incluída na lista de espécies ameaçadas de extinção do MMA. É uma espécie “guarda-chuva” que protege todo o ecossistema em que ela vive e, consequentemente, todo o ecossistema envolvido e todas as espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.
A jararaca de Murici tem como principal inimigo os traficantes de animais silvestres, e para protegê-las, foram instaladas câmeras traps (fotografam e filmam o acesso na unidade), além das constantes operações de fiscalização.
PUBLICADO EM: ICMBio
Deixe um comentário