A Fundação Nacional do Índio (Funai) tem apoiado a realização de barreiras sanitárias como medida para conter o avanço da covid-19 junto aos povos indígenas. As ações ocorrem em parceria com órgãos de saúde e segurança locais, a fim de impedir a entrada de não indígenas nas aldeias. Atualmente, a fundação dá suporte a 193 barreiras sanitárias em diferentes regiões do país.
A iniciativa se soma às ações de fiscalização do órgão para controlar o acesso às aldeias e prevenir contágio da covid-19 pela população indígena. Grande parte das barreiras sanitárias está concentrada em territórios indígenas sob a jurisdição de cinco Coordenações Regionais da Funai: CR Roraima (40 barreiras), CR Campo Grande (22), CR Passo Fundo (21), CR Alto Solimões e CR Sul da Bahia (com 14 barreiras cada).
Para as Terras Indígenas sob a jurisdição da Coordenação Regional de Passo Fundo existe um cronograma de atividades nos próximos meses, relata o chefe da unidade da Funai no Rio Grande do Sul, Aécio Magalhães. “Este planejamento é voltado às ações de proteção territorial e monitoramento usuais da Fundação, com vistas a coibir a entrada de não indígenas para a prática de ilícitos ambientais e territoriais (atividade madeireira, mineração, invasão de limites, caça, extração vegetal, etc.). Delitos estes que também podem ser graves vetores de contaminação”, afirma o coordenador regional.
Desde o início da pandemia, o órgão suspendeu as autorizações para ingresso em Terras Indígenas e vem garantindo a segurança alimentar desses povos, o que contribui para que eles permaneçam nas aldeias e evitem o contato com pessoas infectadas. A expectativa é alcançar a marca de 500 mil cestas de alimentos distribuídas, nos próximos meses, a famílias em situação de vulnerabilidade social.
A Funai participa ainda da Operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo governo federal para executar ações preventivas e repressivas das Forças Armadas contra delitos ambientais na Amazônia Legal, como desmatamento e focos de incêndio.
Assessoria de Comunicação / Funai
Deixe um comentário