Comunidades do Vale do Javari, segunda maior área indígena do Brasil, que compreende grande parte do município de Atalaia do Norte (AM), passaram a contar com uma ala exclusiva para atendimento de pacientes indígenas com covid-19.
A iniciativa busca qualificar o atendimento de pacientes indígenas com covid-19 no extremo norte do Amazonas. Ao todo, uma população de cerca de 7 mil indígenas será beneficiada. A unidade também contará com o “Espaço Maloca”, que terá dez leitos dos 25 exclusivos para indígenas. O espaço fica localizado nas dependências do hospital, adaptado especialmente para as populações indígenas, com armadores de redes, por exemplo, respeitando os hábitos culturais locais. A estrutura poderá receber, inclusive, a visita de pajés para a realização de rituais de cura.
A ala indígena soma-se a outras já inauguradas em Manaus, Macapá (AP) e em municípios do Pará. A abertura desses espaços garante que mais leitos estarão disponíveis para receber pacientes indígenas que apresentem quadros graves da covid-19, desafogando os hospitais municipais e estaduais envolvidos no combate à pandemia.
Missão
Ao todo, 23 profissionais de saúde do Hospital das Forças Armadas (HFA) reforçaram o atendimento aos indígenas da região junto às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, que já atendem a população local. Também foram entregues 16 ventiladores pulmonares e testes rápidos para diagnóstico da covid-19 ao Hospital Municipal de Atalaia do Norte e ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari.
Assessoria de Comunicação / Funai – com informações do Ministério da Saúde – Covid-19: comunidades indígenas do Vale do Javari (AM) ganham ala exclusiva — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)