As equipes envolvidas na emergência ambiental do navio Stellar Banner, encalhado na costa do Maranhão desde fevereiro deste ano, terminaram os trabalhos de retirada da carga de minério para a reflutuação da embarcação.
Brasília (28/05/2020) – As equipes envolvidas na emergência ambiental do navio Stellar Banner, encalhado na costa do Maranhão desde fevereiro deste ano, terminaram os trabalhos de retirada da carga de minério para a reflutuação da embarcação.
No total, foram retiradas 145 mil toneladas do material, que foi depositado em área licenciada para recebimento de sedimentos de dragagem. O próximo passo será a retirada de 150 metros cúbicos remanescentes de óleo e, em seguida, a reflutuação do navio.
Na fase anterior da emergência, após avaliação e aprovação de plano de contingência pelo Ibama, foram retirados 2.609 metros cúbicos de óleo da embarcação.
O produto foi levado para área de fundeio, de onde foi transferido novamente para outras embarcações. “Após a remoção do óleo remanescente e sua reflutuação, o Stellar Banner vai ser rebocado até uma área de fundeio, onde passará por várias inspeções para definição dos próximos passos”, informa a coordenadora-Geral de Emergências Ambientais do Instituto, Fernanda Pirillo.
O Ibama acompanha o caso por meio da análise dos planos ambientais e de reuniões no gabinete de crise, coordenado pela Marinha, do qual participam também as empresas envolvidas.
Assessoria de Comunicação do Ibama