O governo federal, através da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/Ministério da Saúde), com apoio das Forças Armadas, estados e municípios tem empreendido esforços na proteção e amparo de mais de 800 mil indígenas que vivem em 5.614 aldeias brasileiras. A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) tem afetado a todos e traz impactos para o modo de vida dos povos tradicionais.
Os povos indígenas dependem economicamente dos recursos naturais para sustento das suas comunidades. Com a continuidade das medidas de isolamento social, os indígenas vêm sofrendo com a impossibilidade de sair de suas aldeias, sem receber turismo e comercializar artesanatos, produtos e alimentos.
Esta situação tem despertado o sentimento de solidariedade do brasileiro, por isso a FUNAI lançou a Campanha Empresa Solidária para receber doações privadas para complementar as ações do governo federal no auxílio aos indígenas, em situação de vulnerabilidade, durante o enfrentamento da COVID-19.
Os interessados precisam ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e se inscrever no edital da Funai até às 18h de 15 de maio. O edital visa dar legalidade e transparência ao processo de doação. É preciso informar que tipo de doação será feita e em qual Unidade da Federação deverá ser entregue.
Serão aceitos alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza, roupas, cobertores, agasalhos, insumos e ferramentas agrícolas, sementes, materiais para pesca e máscaras e luvas para proteção individual. Após a homologação do edital, as doações serão entregues nas unidades descentralizadas da Funai, por meio de agendamento prévio.
A SESAI, por meio dos 34 Distritos Sanitários Especiais (DSEI), apoia a ação com a participação de suas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, transportando parte das doações e garantindo a desinfecção das cestas de alimentos.
Serviço
Campanha Empresa Solidária – Funai
Prazo para inscrição: até 15 de maio, podendo ser prorrogada.
Edital: http://www.funai.gov.br/empresasolidaria/
Mais informações:
Telefones: 61) 3247 6859/ 3247 6853/ 3247 6832/3247 6898
e-mail: [email protected]
PUBLICADA EM: MINISTÉRIO DA SAÚDE
Deixe um comentário