Artigo, de colaboradora do CCST-INPE, é publicado na revista “Forest Ecosystems” intitulado “Mapping data gaps to estimate biomass across Brazilian Amazon forests”

Resumo: As florestas tropicais desempenham um papel fundamental na prestação de diversos serviços ecossistêmicos, como biodiversidade, regulação da qualidade do clima e do ar, provisão de água doce, ciclagem de carbono, apoio agrícola e cultura. Para entender o papel das florestas no equilíbrio de carbono, são necessárias estimativas de biomassa acima do solo (chamado AGB). Dada a importância das florestas tropicais brasileiras, há uma necessidade urgente de melhorar as estimativas da AGB para apoiar os compromissos brasileiros no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Existem muitos mapas e conjuntos de dados AGB, variando em disponibilidade, escala e cobertura. Assim, as partes interessadas, formuladores de políticas e cientistas devem decidir qual produto AGB, conjunto de dados ou combinação de dados usar para seus objetivos específicos. Neste estudo, avaliamos as lacunas nos dados espaciais do AGB nas florestas brasileiras da Amazônia, não apenas para orientar os tomadores de decisão sobre os dados atualmente disponíveis, mas também para fornecer um guia para futuras iniciativas.

veja o artigo completo no link: https://rdcu.be/b3Jwd 

PUBLICADO EM: Artigo, de colaboradora do CCST-INPE, é publicado na revista “Forest Ecosystems” intitulado “Mapping data gaps to estimate biomass across Brazilian Amazon forests” – Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades