O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, destacou nesta quarta-feira (18), em entrevista ao jornal Brasil em Dia, da TV Brasil, as medidas preventivas adotadas pelo órgão frente à pandemia do novo coronavírus. Entre elas, está a suspensão de autorizações para entrada de pessoas em terras indígenas.
Outra medida adotada foi a difusão de informações para as unidades descentralizadas da Funai sobre como orientar a população indígena. “Historicamente, nós sabemos que as populações indígenas são mais vulneráveis a infecções por vírus. Nesse sentido, nós difundimos dentre as 225 Coordenações Técnicas Locais e 39 Coordenações Regionais da Funai um material didático, autoexplicativo, de como fazer a orientação e acompanhamento das comunidades nas pontas”, pontuou Xavier.
A suspensão, por 30 dias, das autorizações de entrada em terras indígenas foi adotada por meio da Portaria nº 419, de 17 de março de 2020. Segundo o documento, estão suspensas a concessão de novas autorizações, com exceção daquelas necessárias à continuidade de serviços essenciais, como ações de segurança, atendimento à saúde, entrega de gêneros alimentícios, de medicamentos e combustível.
Assessoria de Comunicação / Funai
Deixe um comentário