O estado de Rondônia tem agora uma plataforma online de iniciativas e venda de produtos que mantém a floresta em pé. A AmazoniAtiva está em funcionamento desde 2019 e agrega empreendedores de vários perfis, povos tradicionais e agricultores.
A vitrine virtual tem produtos como açaí, óleo de babaçu, cosméticos naturais e castanhas.
A iniciativa surgiu da preocupação de apresentar os produtos da floresta para todo o mundo, como explica o assessor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Rondônia, Eliezer de Oliveira.
“A ideia da plataforma é potencializar negócios transformadores e as riquezas ambientais que a gente tem, os produtos da floresta. A ideia é que a gente fizesse esses ativos terem valoração. Valor a gente sabe que eles têm, principalmente para os amazônidas, mas a ideia era conectar essa produção com o mundo”.
Plácido Costa é integrante da organização Pacto das Águas, usuária da plataforma. Ele exemplifica o potencial da nova ferramenta.
“Você tem mais de 700 mil castanheiros na Amazônia, e eles manejam mais de 14 milhões de hectares de florestas nativas. É uma atividade tradicional. Essas pessoas e suas organizações têm alguns desafios, e talvez o maior seja justamente o acesso a mercados”.
A AmazoniAtiva é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental com a parceria técnica do Instituto BVRio. Todo o registro, coleta de dados, avaliação e criação de loja personalizada tem custo zero para as cooperativas, associações e outros representantes.
A Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento é patrocinadora da ação, que é viabilizada e gerida pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Maíra Heinen
FONTE: EBC – RADIOAGÊNCIA NACIONAL
Deixe um comentário