Pesquisadores da Embrapa Cocais, Embrapa Amapá, Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Meio Norte vão se reunir neste mês de fevereiro para difundir as tecnologias de manejo e recuperação de açaizais nativos em municípios do noroeste do Maranhão, região responsável pela maior parte da produção de açaí do estado.

FOTO: EMBRAPA

No dia 12, no Centro de Referência Educacional Professora Maria Valdionice Pereira da Silva em Carutapera-MA, das 8h às 17h, será realizado seminário técnico sobre potencial do açaí na região do Gurupi-MA e, no dia 13, das 8h às 12:30h, dia de campo sobre manejo de açaizais nativos em Amapá do Maranhão, na Unidade de Referência Tecnológica – URT (MA 206, KM 28) em Amapá do Maranhão-MA.

A URT foi instalada há um ano pela Embrapa Cocais e parceiros com recursos do Fundo Amazônia na região tradicional em produção de açaí. Espera-se cerca de 150 agricultores familiares e técnicos participem de cada um dos eventos.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar – SAF e das seis secretaria de agricultura dos municípios da região: Amapá do Maranhão, Carutapera, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Boa Vista do Curupi e Luís Domingues.

Ao final do seminário, será realizada assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre a Embrapa/SAF no âmbito do Programa da Cadeia Agroextrativista da Juçara/Açaí e entrega simbólica de mudas de açaí, banana e cupuaçu a beneficiários do programa.

FONTE: EMBRAPA – Maiores especialistas em açaí do Brasil ensinam manejo e recuperação de açaizais nativos a produtores e técnicos maranhenses – Portal Embrapa

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)

Embrapa Cocais