A obra reúne os principais aspectos biológicos e ecológicos das espécies encontradas na Amazônia.
O Plano de Ação Nacional (PAN) dos Quelônios Amazônicos ganhou uma publicação em versão digital. O Livro do PAN Quelônios, elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), traz o conhecimento sobre o status populacional de 17 espécies de quelônios da Amazônia e outras 14 espécies em sua maioria com deficiência de conhecimento sobre suas condições populacionais e ameaças.
O livro reúne os principais aspectos biológicos e ecológicos, atualizado sobre a distribuição dessas espécies, e aborda o histórico e avaliação das principais iniciativas de conservação e monitoramento no país. A publicação destaca ainda a distribuição potencial de sítios de nidificação das espécies foco no Brasil e suas interações com áreas protegidas, programas de conservação, alterações ambientais e outras influências antrópicas. A obra também apresenta e discute os modelos de manejo para uso dessas espécies e as perspectivas desse processo nos âmbitos do Ibama e ICMBio.
O Livro do PAN Quelônios foi editado pelo Centro Nacional de Informação Ambiental (CNIA) com a participação de pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), do ICMBio.
O PAN quelônios tem como objetivos o aperfeiçoamento das estratégias de conservação e uso sustentável para os quelônios amazônicos, especialmente para as espécies históricas e sistematicamente exploradas pelo consumo e tráfico ilegais e com grande demanda de ordenamento para utilização comercial, destacando-se a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), tracajá (Podocnemis unfilis) e Iaçá (Podocnemis sextuberculata). Participam do PAN 29 instituições (autarquias federais, estaduais, municipais e organizações não-governamentais).
Maiores informações sobre o PAN Quelônios Amazônicos acesse aqui
O livro do PAN Quelônios Amazônicos está disponível para download em aqui
Comunicação
(61) 2028-9280
Deixe um comentário