A nova diretoria da Sodiur (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima) iniciou a elaboração de um planejamento estratégico para o desenvolvimento das comunidades indígenas que compõem a entidade. Para isso, eles buscaram o apoio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que auxiliou na construção do documento que define metas, objetivos e visão.
A presidente da Sodiur, Irisnaide Silva, afirmou que nunca antes na história da entidade, que já está em atividade há 26 anos, foi feito um planejamento para o desenvolvimento das comunidades indígenas. “A elaboração desse planejamento nos trará benefícios futuros, pois trabalhando ele agora, iremos colher bons frutos lá na frente”, declarou.
O planejamento visa fomentar a produção nas comunidades indígenas, alcançando um desenvolvimento de forma sustentável. “Ele abrange agricultura, pecuária e outras atividades que vão movimentar a economia e gerar renda. Além disso, o plano também trabalha a valorização cultural indígena”, disse.
Os objetivos são divididos em cinco setores bases. São eles: ação setorial; defesa de interesses; prestação de serviços; finanças e pessoas. O titular da Seapa, Emerson Baú, afirmou que, seguindo o planejamento traçado, as comunidades podem esperar resultados em médio prazo.
“A nova diretoria da Sodiur está fazendo um trabalho preocupada com uma visão de futuro e quer se estruturar para isso. Estão, construindo as definições estratégicas a serem trabalhadas em termos de definição de visão e objetivos, foi onde eles conseguiram colocar de forma estruturada qual a razão de ser da entidade e onde eles podem atuar”, pontuou Baú.
O secretário frisou ainda que a agricultura é à base das atividades que podem proporcionar o desenvolvimento de forma efetiva. “A Sodiur defende que as comunidades indígenas se tornem independentes por meio da produção agrícola, onde elas consigam gerar renda e qualidade de vida para os indígenas daquelas comunidades”, declarou o titular da Seapa.
Escrito por ISAQUE SANTIAGO
FONTE: Governo de Roraima
Deixe um comentário