No dia 2 de outubro, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, desatracou rumo à cidade de Tabatinga-AM, para receber uma equipe de médicos especialistas da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e realizar a tradicional Operação “Outubro Rosa”, edição de 2019.
Até o dia 27 de outubro, o navio estará oferecendo atendimentos especializados nas áreas de odontologia, ginecologia, mastologia, pediatria e dermatologia nas comunidades de Tabatinga (dias 14, 15 e 18 de outubro), Feijoal (dia 17 de outubro), São Paulo de Olivença (dias 20 e 21 de outubro), Santo Antônio do Içá (22 e 23 de outubro), Jaruama (24 de outubro) e Camará (26 de outubro), no estado do Amazonas.
Para realizar essa operação, o NAsH “Soares de Meirelles” conta com dois consultórios médicos, dois consultórios odontológicos (com duas cadeiras cada), sala de procedimentos hospitalares, laboratório, sala de radiografia, equipamento de ultrassom, farmácia, sala de vacinação e sala de coleta de exames, compostos por oito médicos, sete dentistas, duas enfermeiras, uma farmacêutica bioquímica e oito técnicos de enfermagem.
A Operação “Outubro Rosa” tem, por princípio, prestar atendimentos especializados com foco na campanha mundial de combate e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, voltado à saúde da mulher.
Relacionado ao tema, também serão realizadas palestras para conscientização a respeito da prevenção e da importância do diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.
FONTE: MARINHA DO BRASIL
Deixe um comentário