O Subchefe de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Vice-Almirante Ralph Dias, apresentou, nesta sexta-feira (11), os resultados da Operação Verde Brasil durante a sessão informativa para o Corpo Diplomático.
Mais de 90 diplomatas de 90 países, 12 órgãos internacionais e 11 unidades do Ministério das Relações Exteriores participaram do evento no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
O Subchefe de Operações do EMCFA destacou a origem do Decreto de Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA) que desencadeou a missão. Explicou como é realizada a coordenação e a execução da Operação Verde Brasil. Ressaltou a importância da ajuda internacional. Apresentou os resultados do primeiro mês da operação e as perspectivas para o mês de outubro.
Além disso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também enviaram representantes para a sessão informativa ao Corpo Diplomático.
Coube, respectivamente, ao Chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Gabriel Constantino Zacharias, e ao Coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios, Christian Niel Berlinck, proferirem palestra sobre os aspectos do bioma Amazônia.
Eles falaram sobre o clima, o território nacional, as questões fundiárias, as culturas indígenas, os incêndios naturais, além de tecerem comentários sobre o fator humano no período da seca.
O Embaixador Noberto Moretti, do Ministério das Relações Exteriores, agradeceu a presença dos membros do Ministério da Defesa, do IBAMA e do ICMBio ao evento.
“Acho de fundamental importância um encontro desse com o corpo diplomático. Um diálogo qualificado. Baseado em evidência, não em achismo, não em emoção e nem em ouvi dizer. De tudo que ouvi, de quem esteve no terreno, efetivamente combatendo os incêndios, todas as modalidades de ajuda foram eficientes e eficazes”, disse o Embaixador.
Por Capitão de Mar e Guerra Cleber Ribeiro
Fotos: Divulgação/MD
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071
Deixe um comentário