O II Colóquio Regional Sociedade e Fronteira e a VI Semana do Curso de Ciências Sociais serão entre os dias 30 de setembro e 4 de agosto, no Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFRR. Os eventos são uma realização do Programa de Pós-graduação Sociedade e Fronteira (PPGSOF) e o Curso de Ciências Sociais.
Inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro, podendo ser realizadas no CCH ou acessando aqui.
Várias atividades acadêmicas e culturais gratuitas estão previstas ao longo dos dias, além de palestras com professores convidados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Venezuela.
APRESENTAÇÃO
O II Colóquio Regional Sociedade e Fronteiras: “As Fronteiras dos (Des) Encontros: educação, mobilidade humana e conflitos socioambientais”, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, nesta edição realiza em parceria com o curso de Ciências Sociais a VI Semana de Ciências Sociais: Ciências Sociais e as novas tecnologias. Com essa parceria busca-se promover o intercâmbio de saberes entre os dois níveis de formação acadêmica, graduação e a pós-graduação, das diversas áreas das Ciências Humanas e de áreas afins que possam contribuir com o tema, além de divulgar o conhecimento científico produzido na região Amazônica.
Ao suscitar o debate em torno da noção polissêmica de “fronteira”, tema central e convergente do evento, pretende-se trazer à baila os processos socioculturais contemporâneos que produzem, reproduzem e atualizam os sentidos deste conceito e, incidem, obviamente, sobre os processos educacionais, mobilidade humana e conflitos socioambientais, de modo especial neste espaço transfronteiriço, situado na tríplice fronteira com a República Bolivariana da Venezuela e a República Cooperativista da Guiana, em que Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o estado de Roraima estão inseridos. Não obstante, o entendimento sobre a crescente centralidade da Sociedade da Informação nas práticas sociais, na esfera pública virtual e no seu componente de participação política, pretende-se ainda ampliar o debate e criar espaços de interlocução sobre as distintas “fronteiras” que podem ser pensadas a partir das diferentes facetas produzidas no âmbito de um modelo de sociedade tecnológica e plural. É, portanto, escopo deste evento discutir, a partir de pesquisas teóricas e empíricas, temas convergentes e relevantes à temática central que possam contribuir com a problematização e o aprofundamento do mesmo. Tais como, educação intercultural, migração internacional, conflitos socioambientais, securitização das fronteiras, gênero, processos de reconfiguração social baseado nas novas tecnologias, dentre outros.
FONTE: UFRR
VER MAIS EM:
http://ufrr.br/cosfront/index.php?option=com_content&view=article&id=87&Itemid=362
http://ufrr.br/ultimas-noticias/5869-coloquio-sociedade-e-fronteira-e-semana-de-ciencias-sociais
Deixe um comentário