A Funai vem a público lamentar o assassinato de Maxciel Pereira dos Santos, colaborador eventual em Tabatinga/AM, na noite de sexta-feira (6), por volta das 18h30.
O Presidente da Funai, Marcelo Xavier, se deslocará a Manaus (AM) nesta semana, onde se reunirá com autoridades de segurança pública, solicitando celeridade na apuração dos fatos.
Sobre as comunicações feitas à Funai de possíveis ocorrências de atos violentos na região da Terra Indígena Vale do Javari, todas elas foram repassadas ao Departamento de Polícia Federal para que procedesse às necessárias investigações em virtude dos indícios de crimes.
A morte de Maxciel representa uma grande perda para a Fundação, deixando todos sensibilizados.
FONTE: FUNAI
Nota de solidariedade
A Operação Amazônia Nativa (OPAN) se solidariza com os servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) e familiares do indigenista Maxciel Pereira dos Santos, assassinado em 06/09/2019, no município de Tabatinga (AM).
Reiteramos a preocupação da Indigenistas Associados (INA), esperando que o crime seja devidamente investigado, que sejam tomadas medidas para segurança dos agentes que atuam com proteção territorial, além de respeitados os direitos dos familiares de Maxiel.
Lamentamos profundamente o ocorrido.
Leia aqui a nota pública da INA sobre o asssassinato de Maxciel.
FONTE: OPAN
Contato com a imprensa
comunicaçã[email protected]
Deixe um comentário