O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) recebeu a doação de 16,56 m3 de madeira popularmente conhecida como Ipê amarelo (Handroanthus serratifolius). O termo para formalização do ato foi assinado em maio deste ano pela diretora da instituição, Ana Luisa Albernaz, e a superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no estado do Pará, Clívia Bezerra Araújo.
A madeira possui valor comercial e o lote doado foi avaliado em cerca de R$ 150.000,00. Segundo a coordenadora de Administração do Museu Goeldi, Roseny Mendes, “a madeira doada será usada na construção de novos bancos para o Parque Zoobotânico, passarelas e mobiliário, entre outros”. Todas as estruturas em que a madeira for usada receberão placas padronizadas identificando o material doado, para que a benfeitoria possa ser identificada pelos visitantes.
Ipê amarelo – O Handroanthus serratifolius é uma árvore brasileira conhecida por sua beleza, principalmente quando a copa está coberta pelas flores amarelas. A madeira é muito usada em pisos, dada a beleza do acabamento e à sua durabilidade. Possui coloração e cheiro quase imperceptíveis e devido à sua excelente qualidade atinge alto valor comercial.
Origem – A doação ao Museu Goeldi foi possível pela parceria entre os dois órgãos federais. O Ibama realiza operações de apreensão de madeiras extraídas ilegalmente e todo o material apreendido é doado para órgãos públicos e afins, como o Museu Goeldi.
Texto: Juliana Soares
FONTE: Agência Museu Goeldi
Deixe um comentário