Faltando 4 meses ao início do Sínodo Pan-amazônico convocado pelo Papa Francisco de 6 a 27 de outubro no Vaticano, em breve será publicado o Instrumentum Laboris, o documento de trabalho que servirá como base da discussão na Assembleia.
Pe. Ariel Beramendi, da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, fala sobre a presença do Sínodo Pan-Amazônico nas redes sociais e lança a hashtag #SinodoAmazonico.
Faltando 4 meses ao início do Sínodo Pan-amazônico convocado pelo Papa Francisco de 6 a 27 de outubro no Vaticano, em breve será publicado o Instrumentum Laboris, o documento de trabalho que servirá como base da discussão na Assembleia.
Bispos dos 9 países da região (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname), ao lado de especialistas e auditores, e convidados nomeados diretamente pelo Papa, vão discutir os “Novos caminhos para a Igreja e a Ecologia Integral” no Vaticano, com a presença do Santo Padre.
Neste período que precede a Assembleia Sinodal, eventos de reflexão sobre o Sínodo têm-se multiplicado nos quatro cantos do mundo, uma demonstração de que o tema escolhido pelo Papa é atraente e visto como urgente pela Igreja Universal.
Meios de comunicação de inspiração religiosa e a imprensa em geral se interessam e a busca de informação tem sido contínua e acelerada com o passar do tempo.A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos desde o último Sínodo está presente nas redes sociais e na Internet e para esta Assembleia especial foi criado o site www.sinodoamazonico.va
Além disso, as redes sociais estão promovendo o uso da hashtag #SinodoAmazonico. O responsável, Pe. Ariel Beramendi, nos dá maiores detalhes:
“A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos iniciou a sua presença digital durante a fase de preparação para o Sínodo dos Jovens em 2018. Começamos com um site específico e as redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Também promovemos a hashtag #Synod2018 que nos permitiu interagir constantemente com jovens de diferentes partes do mundo.
Após a Assembleia do Sínodo da Juventude as redes sociais permaneceram ativas; o nome das redes sociais é synod.va e se referem ao site institucional da Secretaria do Sínodo, ou seja, este site é como um tronco onde os ramos serão outros sites criados especificamente para cada Sínodo.
“ Já no ano passado, o site dedicado à Assembleia Pan-Amazônica está online: www.sinodoamazonico.va está atualmente disponível em cinco idiomas e apresenta conteúdos sobre o grande evento eclesial e ecológico que será realizado no próximo mês de outubro. ”
Além disso, em paralelo, estamos promovendo o uso da hashtag #SinodoAmazonico porque a maioria dos participantes falam espanhol e português. A hashtag #SinodoAmazonico é a mesma para todos os idiomas.
Gostaria também de mencionar que temos um canal no Youtube para vídeos e o Flickr, onde publicamos fotografias disponíveis para quem procura conteúdo sobre o próximo Sínodo”.
Cristiane Murray – Cidade do Vaticano – VATICAN NEWS
Deixe um comentário