Durante todo o mês de junho, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi está com uma programação especial dedicada à preservação do meio ambiente. Serão realizadas atividades educativas para crianças, jovens e adultos. Neste ano, o eixo norteador será “Amazônia, o homem e o seu ambiente: cuidando para futuras gerações”.
Todos os anos o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi realiza na primeira semana de junho uma programação diversificada, com ações voltadas à educação ambiental. O evento celebra o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, a programação se estenderá durante todo o mês e contará com diversas atividades entre oficinas, palestras e dinamização de jogos.
Com o tema “Amazônia, o homem e o seu ambiente: cuidando para futuras gerações”, esta edição propõe ao público uma reflexão sobre o modo como enxergamos o bioma amazônico. O tema também faz referência à exposição “Transformações: a Amazônia e o Antropoceno”, que demonstra uma parcela dos impactos do homem na maior floresta tropical do mundo. A exposição pode ser conferida no Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna (Rocinha).
Programação – Abrindo a programação, na terça (4) e quarta-feira (5) será realizada a oficina “Brinquedos e réplicas de animais silvestres com materiais recicláveis”. No dia 5, também será a inauguração do Centro de Educação em Ciência e Arte, que abriga a Biblioteca Clara Galvão. No mesmo dia, será a mostra interativa “Nós e o ambiente”, produzida pela turma do Clube do Pesquisador Mirim.
No sábado (8), haverá o Encontro de Integração do Clube do Pesquisador Mirim, que reunirá pais, alunos e instrutores no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico. No fim de semana, também ocorrerá a mostra “Animais fantásticos”, que apresenta informações científicas sobre o reino dos artrópodes. Além disso, será realizada mais uma edição do “Domingo é Dia de Ciência”.
Os idosos também terão atividades especiais na programação deste mês. Nos dias 11 e 12 de junho, eles vão poder participar da oficina de bijuterias com sementes da Amazônia. No dia 25, será realizada a palestra “A importância da reciclagem do lixo orgânico na preservação do meio ambiente”. Ambas as atividades são voltadas para os integrantes do projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso” e para os moradores do bairro do Aurá, em Ananindeua (PA), indicados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Durante todas as quartas e sextas-feiras de junho, alunos da educação infantil ao fundamental poderão participar da dinamização de jogos e kits educativos. A atividade precisa ser previamente agendada e incluirá contação de histórias e o carro de leitura com livros e cartilhas. Finalizando as atividades, de 25 de junho a 4 de julho, será a Feira de Ciências das Escolas da Floresta de Caxiuanã.
Semana do Meio Ambiente – O Dia do Meio Ambiente é comemorado no mundo no dia 5 de junho, data estabelecida em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Contudo, a celebração só passou a integrar toda a semana em 1981, como estratégia para refletir sobre os impactos das ações do homem nos mais diferentes ecossistemas do planeta. No Museu Goeldi, a semana é uma oportunidade para o público vivenciar a natureza, se conscientizar e instruir quanto aos problemas ambientais e a finitude dos recursos naturais.
Serviço | Semana do Meio Ambiente: “Amazônia, o homem e o seu ambiente: cuidando para futuras gerações”.
Data: Durante o mês de junho.
Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Gov. Magalhães Barata, 376 – São Brás, Belém – PA).
Programação
4 e 5 de junho (terça e quarta-feira)
14h às 17h | Oficina Brinquedos e réplicas de animais silvestres com materiais recicláveis
Ministrantes: Danuze Gouvêa Rodrigues e Mylena Mayara de Lima e Lima (Serviço do Parque Zoobotânico/MPEG)
Local: Sala do Clube do Pesquisador Mirim, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.
Público: Estudantes do Ensino Fundamental
5 de junho (quarta-feira)
9h | Abertura do Centro de Educação em Ciência e Arte e Mostra interativa Nós e o Ambiente
Local: Sala Rosa, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.
Dinamização de jogos e kits educativos no espaço da exposição
Carro da leitura
A Hora do Conto
Toda quarta e sexta-feira pela manhã
Necessário agendamento prévio para grupos de até 25 estudantes de educação infantil ao ensino fundamental até o 5º ano.
8 de junho (sábado)
8h30 às 11h | Encontro de Integração do Clube do Pesquisador Mirim 2019
Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.
Público: Pais e alunos dos Clube do Pesquisador Mirim.
8 e 9 de junho (sábado e domingo)
9h às 14h | Animais Fantásticos – Grupo de Estudo de Artrópodes da Amazônia (GEAA).
Local: Castelinho, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.
9 de junho (domingo)
9h às 13h | Domingo é dia de Ciência – As novas espécies da Amazônia
Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.
11 e 12 junho (terça e quarta-feira)
9h às 11h | Oficina: bijuterias com sementes da Amazônia
Local: Sala da Coleção Didática, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.
Público: Grupo da terceira idade do projeto Potencialização e valorização do saber do idoso e moradores do bairro do Aurá, indicados pelo CRAS
25 de junho (terça-feira)
Palestra: “A importância da reciclagem do lixo orgânico na preservação do meio ambiente”
Palestrante: Idemê Amaral
Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.
Público: Grupo da terceira idade do projeto Potencialização e valorização do saber do idoso e moradores do bairro do Aurá, indicados pelo CRAS.
25 junho a 4 de julho | Feira de Ciências das Escolas da Floresta de Caxiuanã.
Local: Comunidades da Floresta Nacional de Caxiuanã
Público: Moradores e estudantes das comunidades da Flona Caxiuanã
FONTE: Agência Museu Goeldi –
Deixe um comentário