A Embrapa aprovou recentemente projeto junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Roraima e da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), visando promover a educação ambiental de estudantes de escolas públicas por meio do programa Embrapa & Escola. O objetivo é incentivar a cidadania dos jovens, buscando contribuir com a redução das infrações de cunho ambiental.
Desde 2016, a Embrapa mantém a Cooperação Técnica n° 23300.16/0008-4, com a Vepema, recebendo cumpridores de medidas alternativas para atuação nas áreas administrativas e na vitrine tecnológica da empresa. De acordo com o Chefe de Administração da Unidade, Neudes Carvalho, a maioria desses cumpridores responde por infrações ambientais.
“Começamos a indagar como a Embrapa poderia contribuir com a prevenção de tais delitos, buscando a redução da incidência desse tipo de infrações. Observamos que a convivência e o exercício da cidadania na escola configuram-se como um momento importante para realçar essa questão da responsabilidade ambiental”, comenta o gestor.
Para o desenvolvimento das atividades do projeto, será adotada a metodologia de visitação do programa Embrapa & Escola, com foco em atividades práticas nos laboratórios e na Vitrine Tecnológica. A abordagem será voltada para a preservação do meio ambiente, uso racional dos recursos naturais e sustentabilidade no campo. A ideia é atender especialmente as instituições públicas de ensino localizadas nos bairros próximos à sede da Embrapa Roraima, em Boa Vista.
“Foi constatado que as instituições localizadas no entorno da Empresa têm pouca participação no Programa devido, principalmente, à falta de disponibilidade de recursos para amparar os custos logísticos da visitação. Com o recurso do projeto, será possível oferecer o transporte desses estudantes, material didático e lanche durante as visitas”, diz Neudes. A estimativa é realizar 20 visitações, com atendimento de cerca de 600 estudantes do ensino fundamental até o final do ano.
Conheça o Embrapa & Escola
Criado em 1997, o programa Embrapa & Escola é uma ação que integra a Embrapa e as instituições de ensino, aproximando cientistas, estudantes e professores para estimular o interesse pelo conhecimento científico. São atividades que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um e destacam a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional.
Direcionado a crianças e jovens matriculados no ensino fundamental e médio, o programa cria condições para a aprendizagem e a reflexão sobre as interfaces da ciência e da tecnologia com o setor agrícola e o meio ambiente. O programa funciona por meio de visitas programadas a partir de agendamento prévio com o centro de pesquisa da Embrapa.
Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Roraima
Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (95) 4009-7114
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
ANTONIO DOS SANTOS
Parabéns à Ecoamazônia por ser este canal de informes a respeito das atividades desenvolvidas pelos diferentes órgãos de ensino e pesquisa, na Amazônia Ocidental.
* A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos COMENTÁRIOS são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.
ANTONIO DOS SANTOS
Importante contribuição para recuperar menores sem arrimo educional-familiar. Fui aluno de uma escola agrícola nos anos 50 aonde a escola primava por tres focos: 1) disciplina; 2) ensino e; 3) trabalhos de campo. O primeiro levava ao desenvolvimento da cidadania, o segundo oferecia ensino de qualidade, formando o aluno para os diferentes campos da agropecuária e o terceiro consolidava, através da prática, o que era transmitido em sala de aula. Se houver este direcionamento, sem dúvida alguma, a Embrapa estará contribuindo, de modo muito especial, para formar mão-de-obra especializada, cumprindo deste modo as diretrizes de sua criação.
* A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos COMENTÁRIOS são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.