O missionário comboniano e provincial no Brasil participa do evento “Ecologia integral: uma resposta sinodal da Amazônia e de outros biomas e territórios essenciais para o cuidado da nossa casa comum” em andamento em Washington.
A ecologia integral é protagonista do encontro internacional promovido pela REPAM (Rede Eclesial Pan-amazônica) na Universidade de Georgetown, em Washington (EUA). A conferência, de 19 a 21/03, abre espaços acadêmicos para o debate sobre a urgência de implementar práticas e políticas de ecologia integral e possíveis propostas, especialmente em vista do próximo Sínodo Amazônico, que será realizado em outubro no Vaticano. O evento “Ecologia integral: uma resposta sinodal da Amazônia e de outros biomas e territórios essenciais para o cuidado da nossa Casa Comum” está reunindo cerca de 100 especialistas de todo o mundo.
No programa, constam intervenções dos cardeais Cláudio Hummes e Pedro Barreto Jimeno, respectivamente Presidente e Vice-presidente da REPAM.
Entre as realidades presentes está também a rede ‘Igrejas e Mineração’.
“Levantaremos o grito de muitas comunidades afetadas pelo extrativismo minerário” – explica numa nota um dos coordenadores da rede, Padre Dario Bossi, missionário comboniano no Brasil.
Em exclusiva ao Vatican News, de Washington, Padre Dario afirma que “o objetivo agora é preparar a ação para responder aos desafios da atualidade”. No primeiro dia do evento, a participação de lideranças indígenas evidenciou a necessidade de um maior envolvimento da Igreja na defesa destes povos. E segundo a relatora especial da ONU para os direitos dos indígenas, “as Igrejas podem ser um guia moral da sociedade, tomando posição ao lado das vítimas da injustiça ambiental”.
Ouça a reportagem completa
Cristiane Murray – Cidade do Vaticano
FONTE: VATICAN NEWS
Deixe um comentário