Faltando um mês para o Dia Mundial da Água, a Agência Nacional de Águas (ANA) lança seu perfil no Instagram (www.instagram.com/anagovbr) nesta sexta-feira, 22 de fevereiro.
A rede também foi escolhida pela ANA para lançar a campanha #AáguaÉumaSó. Esta ação mostrará como a agência reguladora trabalha na gestão dos recursos hídricos brasileiros, estimulando o uso da água em prol do desenvolvimento econômico e social do País desde a nascente até a foz dos rios.
Lema da campanha de comunicação digital para o Dia Mundial da Água, #AÁguaÉUmaSó chama atenção para a importância da gestão dos recursos hídricos, de forma atenta à conservação do meio ambiente e da água ao mesmo tempo em que se busca atender às necessidades dos diversos usuários. Por exemplo, sem outorgas para uso de água na agricultura, falta comida para pessoas e animais.
Porém, sem critério para alocação desse recurso ele faltará, por exemplo, na torneira dos lares e nas indústrias que utilizam o recurso. Da mesma forma, se os esgotos não forem tratados devidamente, eles serão despejados nos rios e causarão problemas aos consumidores e populações que captarem essa água. Ou seja, “a água é uma só” e precisa ser gerida para atender aos diversos usuários, levando saúde e desenvolvimento.
Até o Dia Mundial da Água, em 22 de março, o perfil da ANA terá pelo menos uma postagem por dia com informações sobre os diversos usos da água, projetos e outros trabalhos desenvolvidos pela Agência. O objetivo é que os seguidores saibam mais sobre a importância das águas para o Brasil. Também serão mostrados os principais programas e ações da ANA na gestão de recursos hídricos e como eles atendem aos setores usuários de água.
Para iniciar as atividades no Instagram, a ANA publica seu primeiro post com informações sobre o rio Amazonas, o maior do mundo em volume de água. Nele passam 210 mil metros cúbicos por segundo em média, o equivalente a 181 vezes a vazão consumida em todo o Brasil: 1.158m³/s segundo o relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2018, da Agência. Esta série sobre os rios ainda terá postagens sobre outros principais rios, como o São Francisco, Paraná, Paraíba do Sul, entre outros.
O Instagram da ANA também terá conteúdos exclusivos aproveitando todos os recursos da rede, que é voltada para fotos e vídeos e hoje é uma cinco das mais acessadas no mundo. Também serão publicados stories – vídeos curtos que desaparecem após 24 horas – com a temática da água.
A campanha #AáguaÉumaSó também será divulgada nas demais mídias sociais onde a ANA já tem perfis: Facebook, Twitter e YouTube.
Deixe um comentário