Com duas palestras de especialistas e uma visita técnica ao manancial Lago Bolonha e Parque Ambiental do Utinga, além de premiação a profissionais e empresas que atuam na área ambiental, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Pará (Abes-PA) realiza nessa sexta-feira (7) no auditório “Ignácio Gabriel”, da Cosanpa, o workshop “Governança dos recursos hídricos no Estado do Pará”.
Técnicos e universitários de diversas instituições e áreas afins deverão compor a maior parte da plateia.
O presidente da Abes-PA, Haroldo Bezerra, afirmou que serão produzidos documentos sobre o uso consciente e sustentável da água, que serão encaminhados para organismos governamentais e entidades que atuam na preservação do ambiente. “A missão da Abes de nosso Estado é, entre outras, promover ações de entendimento pela preservação ambiental, como a importância da racionalização do uso dos recursos hídricos, que são finitos”, observou.
De acordo ele, “é preciso considerar os impactos provenientes das atividades antrópicas sobre sistemas hídricos, podendo afetar a quantidade, qualidade e a preservação dos recursos naturais”, e que “há um desafio com relação à governança e políticas ambientais, a gestão do uso do solo e dos mananciais superficiais e subterrâneos”.
DIVISÃO
Na primeira parte da programação, que tem como copromotora a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis), será feita a visita técnica ao Lago Bolonha, onde ocorre a decantação da água para o sistema de distribuição à população – originalmente, a água é captada do Rio Guamá para o Lago Água Preta antes de ser transferida ao Bolonha. O Parque Ambiental do Utinga também será visitado.
No período da tarde, às 15 horas, haverá a primeira palestra, “Recursos hídricos no Pará e uso racional de mananciais subterrâneos” com o geólogo Manfredo Ximenes Pontes. Às 16 horas, o presidente da Companhia de Saneamento do Estado (Cosanpa), Cláudio Luciano da Rocha Conde, fará a palestra final. Ele abordará o tema “Gestão e governança de recursos hídricos do Estado do Pará”.
Na última parte do workshop será feita a premiação para seis categorias, entre elas de “Sócio-padrão”, “Personalidade de Saneamento Ambiental” e “Destaque em Gestão de Recursos Hídricos”. Um coquetel será servido aos presentes.
POR J.R Rodrigues
Crédito: Rodolfo Oliveira/Agência Pará
VER MAIS EM: https://www.romanews.com.br/cidade/workshop-vai-falar-sobre-o-uso-consciente-e-sustentavel-da-agua-no/21937/
Deixe um comentário