Servidores da Gerência de Controle de Pesca (GECP) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) iniciaram, nesta quarta-feira (14/11), nas principais feiras e mercados de pescado de Manaus, a campanha educativa de divulgação do período do defeso do capararí (Pseudoplatystoma tigrinum) e do surubim (Pseudoplatystoma fasciatum), que começa a partir desta quinta-feira (15/11).
De acordo com a gerente da GECP, Nonata Lopes, preservação das duas espécies são de responsabilidade do Governo do Estado, conforme estabelece a Resolução nº 21, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cemaam) de 27 de outubro de 2015. O objetivo da proibição da pesca é garantir a preservação das espécies nos rios do Amazonas.
Nesse período as espécies passam pelo período de reprodução e por isso tem a sua pesca e venda proibida até o dia 15 de março de 2019. Nesta quarta-feira (14/11), servidores do Ipaam visitaram a feira da Manaus Moderna, no Centro da capital e a feira da Panair, no bairro Colônia Oliveira Machado zona Sul, e distribuíram panfletos com informações sobre o período do defeso e as punições estabelecidas por lei à quem for flagrado pescando ou vendendo as espécies.
Nonata Lopes informou que, proprietários de frigoríficos que tenham os peixes armazenados podem fazer as declarações ao Ipaam até o dia 22 de novembro de 2018 (quinta-feira), considerando que para o Governo do Estado será o segundo dia útil após o dia 15 de novembro.
As solicitações de guia devem ser enviadas por e-mail com no mínimo dois dias úteis de antecedência. Todos os documentos deverão ser enviados para o e-mail [email protected]. Para mais informações podem ligar para (92) 2123-6762 / 98441-8303.
FOTOS: MARCO LEAL/IPAAM
FONTE: IPAAM
Deixe um comentário