Em operação realizada com apoio da Polícia Federal (PF) concluída nesta quinta-feira (25/10), o Ibama apreendeu 166 toneladas de pescado e embargou 3 frigoríficos irregulares em Manaus, Manacapuru e Iranduba, no Amazonas.
Dois frigoríficos não tinham licenciamento do órgão ambiental e outro operava em local não previsto na licença. Entre as espécies apreendidas havia piramutaba, mapará, aruanã, piranambu e tucunaré. Foram aplicados 5 autos de infração, totalizando R$1,32 milhão.
Agentes do Ibama também fiscalizaram o cumprimento de normativa que proíbe a captura e comercialização da piracatinga (Calophysus macropterus).
A Instrução Normativa Interministerial Nº 6/2014, do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é válida no território nacional até 2020 e protege a população de boto-vermelho, jacaré-açu e jacaretinga, utilizados ilegalmente como isca para captura da piracatinga.
Foram vistoriados 8 frigoríficos e coletadas amostras do filé de pescado para análise genética e comprovação se havia piracatinga entre as espécies apreendidas.
As amostras foram encaminhadas ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Estudos elaborados por pesquisadores do Inpa apontam que o filé da piracatinga é comercializado na região como se fosse da espécie conhecida como “douradinha”.
O pescado apreendido será doado para o Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).
Mais informações:
Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
(61) 3316-1015
Deixe um comentário