Agentes ambientais do Ibama apreendem trator usado para desmatar ilegalmente vegetação nativa da Amazônia
Operação realizada pelo Ibama em conjunto com a Força Nacional para coibir o desmatamento ilegal em florestas nativas nas regiões centro-norte e noroeste de Mato Grosso resultou até o momento no embargo de 1.418 hectares em cinco municípios.
Agentes ambientais apreenderam 12 tratores, 1 pá carregadeira, 5 caminhões, 3 motos e 88 metros cúbicos de madeira. Foram aplicados 11 autos de infração, que totalizam cerca de R$ 4 milhões.
Alertas do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter-B) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), associados à análise de imagens de satélite, permitiram às equipes de fiscalização interromper a abertura de novas áreas por corte raso.
“A apreensão dos equipamentos usados em infrações ambientais, prevista no Decreto 6.514/2008, é estratégica para impedir a continuidade do dano e descapitalizar os infratores”, disse o chefe da Unidade Técnica do Ibama em Juína (MT), Evandro Selva, que coordenou a operação. As máquinas apreendidas pela fiscalização estarão à disposição de demandas públicas de prefeituras da Amazônia.
Segundo a superintendente do Ibama em Mato Grosso, Lívia Martins, a entrada de madeira ilegal no comércio torna a concorrência desleal e compromete a viabilidade de empreendimentos de base florestal autorizados.
A operação será mantida por prazo indeterminado.
Foto: Ibama
Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
061 3316 1015
Deixe um comentário