Após solicitações de lideranças indígenas da Comunidade de Maturacá, o Exército Brasileiro construiu uma escola com capacidade para cerca de 200 alunos.
Promessa cumprida pelo General Villas Bôas, a escola Horoinã está pronta para o ano letivo de 2018. Horoinã é uma referência Yanomami ao canal Maturacá. A espuma de suas águas, que vêm das serras da Neblina e Paruri, se assemelharia às penas brancas de algumas aves, chamada de Horoí em linguagem indígena. Daí o nome horoinã.
Matucará é uma comunidade indígena relativamente próxima a São Gabriel da Cachoeira, é usada como ponto de apoio para expedições à conhecida Serra do Padre / Pico da Neblina.
FONTE: REVISTA SOCIEDADE MILITAR – Exército constrói escola em Comunidade do Maturacá – Revista Sociedade Militar
Inauguração de Escola em Maturacá (AM)
Maturacá (AM) – No dia 6 de novembro de 2017, foi inaugurada a Escola HOROINA, que apoiará 190 crianças Yanomamis. Além das salas de aulas, a escola conta com sala de administração, sala de reunião e banheiros masculino e feminino.
O Estabelecimento de Ensino foi entregue todo mobiliado, o que permitirá a continuidade das aulas dos cidadãos brasileiros de ascendência indígena, que vivem naquela região da “Cabeça do Cachorro”. Toda a obra de construção foi realizada pela 21ª Companhia de Engenharia de Construção.
FONTE: NOTICIÁRIO DO EXÉRCITO (disponível em: novembro 2017)