Representantes de diferentes etnias defendem aumento de recursos para melhorar a qualidade da educação indígena. O assunto foi discutido no Terceiro Fórum Nacional de Educação Indígena, realizado nesta semana no Centro Comunitário Athos Bulcão, no campus Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília.
O evento contou com a participação de 450 pessoas, entre representantes e líderes de 18 etnias. Segundo lideranças indígenas, só na escola e Dourados, no Mato Grosso do Sul, cerca de 600 crianças e adolescentes indígenas estão sem escola. Além da reivindicação de investimentos na educação nas aldeias, outro assunto abordado foi a migração de indígenas para a sede do município para cursar a universidade.
O Tarde Nacional desta quinta-feira (19) falou sobre a educação escolar indígena no Brasil. A entrevistada foi Teodora de Souza Guarani, uma das coordenadoras do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena, a terceira edição aconteceu nesta semana, em Brasília.
Teodora Guarani relatou a atual situação das escolas nas aldeias: segundo ela, mais da metade não tem água tratada e boa parte não conta com energia elétrica. Ela também falou da relação entre a luta pelas demarcações de terras indígenas e as violações de direitos a que as crianças indígenas são submetidas.
Para ouvir:
Tarde Nacional – Amazônia / Repórter Nacional – Amazônia
FONTE: EBC