O presidente da Funai, Antonio Costa, esteve em Altamira (PA) para participar de uma reunião convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de discutir o cumprimento das condicionantes da Usina de Belo Monte. A reunião aconteceu na última quinta-feira (26).

Os indígenas apresentaram uma pauta de reivindicações que inclui, entre outras questões, a continuidade na contratação de empresas executoras do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI), a necessidade de discussão nas aldeias sobre as atividades e os projetos ainda não executados, bem com o cumprimento do Termo de Cooperação assinado entre a Funai e a Norte Energia.

“Discutimos a reestruturação da Coordenação Regional da Funai no Centro Leste do Pará [em Altamira], a construção da nova sede e o fortalecimento da instituição. Também nos comprometemos a realizar o seminário de avaliação do PBA-CI e o documentário, feito pelos indígenas, sobre o processo de implantação da usina de Belo Monte, temas que estão presentes nos acordos firmados”, disse Antonio Costa.

O presidente afirmou que todas as demandas levantadas pelos representantes dos povos indígenas durante a reunião serão debatidas e encaminhadas junto à Norte Energia, na próxima quinta-feira (2), quando os dirigentes de ambas as instituições participarão de uma reunião em Brasília.

 

Texto: Ascom/Funai.