Fotos aéreas divulgadas nesta sexta-feira (17) pela organização Survival International mostram imagens de uma tribo indígena ainda isolada. A aldeia fica próxima da Terra Indígena Yanomami em Roraima e vivem pelo menos 100 pessoas na região registrada.
Segundo a organização cerca de 22,000 Yanomami vivem no lado brasileiro da fronteira, e pelo menos três grupos deles não possuem contato com pessoas de fora. No entanto a área sofre com a ação de garimpeiros ilegais colocando em risco essas comunidades que costumam ser vulneráveis à violência e doenças trazidas por forasteiros.
Conhecidas como yanos, essas grandes áreas são maloca onde vivem diversas famílias. Cada uma das áreas quadradas do yano é lar para uma família diferente.
Em seu site a Survival International ressaltou que se opõe a tentativas de forasteiros de contatá-los: “É sempre fatal, e iniciar o contato deve vir da livre escolha dos próprios indígenas isolados. Aqueles que entram em territórios de tribos isoladas os negam dessa chance”.
Fonte: Amazônia.org.br
VER MAIS EM: http://amazonia.org.br/2016/11/organizacao-divulga-fotos-de-tribo-isolada-em-roraima/
Deixe um comentário