Nos dias 20 a 24 de junho deste ano será realizado em Manaus o workshop “Apoiando Ecossistema Sustentável para o Alívio da Pobreza na Amazônia”, realizado pelo governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com o Instituto British Council, do Reino Unido.
O evento ocorrerá no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e faz parte do programa Researcher Links Workshops, que conta com recursos do Fundo Newton, da Fapeam.
O workshop é coordenado pela doutora Elenise Scheerer, da Ufam, e pelo doutor Sergei Shubin, da Universidade de Swansea, e tem como objetivo discutir as novas abordagens e métodos de compreensão das ligações entre os mecanismos e os efeitos das mudanças nos ecossistemas para a redução da pobreza e o auxílio às comunidades na Amazônia brasileira.
O encontro contará com a participação de pesquisadores brasileiros e britânicos, como o professor Paul Cloke, da Universidade de Exeter, e dos doutores Antônio Loris, da Universidade de Edimburgo, Lucilene Melo e Tatiana Schor, da Ufam. O evento é voltado para doutores formados no período de 2006 a 2015, do Reino Unido ou do Brasil.
Sobre o Fundo Newton
A iniciativa é uma parceria entre os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com o objetivo de apoiar pesquisas e atividades em rede para o estabelecimento de colaborações sustentáveis, com foco na saúde, transformações urbanas, alimentos, energia, água, meio ambiente, biodiversidade, ecossistemas, desenvolvimento econômico e reforma do bem estar social.
Sobre o British Council
É uma organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido que busca promover as relações interculturais e oportunidades educacionais entre pessoas ao redor do mundo. Está presente em diversos países onde trabalha com parceiros como governos, organizações não governamentais e iniciativa privada. Suas ações estão relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.
Ada Lima / Agência Fapeam
Deixe um comentário