Notícias do Centro de Trabalho Indigenista – CTI – Volume 79 – Outubro de 2015
Outubro de 2015
Leaked map reveals Big Gas eyeing most biodiverse place on earth
26 de Outubro de 2015
Manu National Park in Peru’s Amazon targeted by Pluspetrol, according to map of planned geological fieldwork. In Manu’s buffer zone where, near the left bank of the upper River Madre de Dios, a group of indigenous people in “isolation” has effectively based itself since May 2011.
Fonte: Servindi
Una tribu aislada emerge de la selva amazónica del Perú
16 de Outubro de 2015
La tribu, que posiblemente vivió aislada durante más de un siglo, es un enigma, mas no es tan misteriosa como sugieren algunos informes noticiosos.
Fonte: National Geographic
Notícias de outros Povos Indígenas Isolados na América do Sul
Acusan responsabilidad del Estado ecuatoriano por violar derechos de pueblos en aislamiento
30 de Outubro de 2015
Piden se declare la violación a los derechos de los pueblos Tagaeri y Taromenane por acciones y omisiones del Estado Ecuatoriano y se ordenen medidas de reparación.
Fonte: Servindi
Brasil: Califican de “catástrofe indígena” incendio forestal en estado de Maranhao
30 de Outubro de 2015
Un incendio forestal en el estado de Maranhao devastó más de 220 mil hectáreas de bosque poniendo en grave peligro la vida de miles de indígenas, entre ellos un grupo de 80 nativos en aislamiento voluntario.
Fonte: Servindi
Chega ao fim incêndio que destruiu 220 mil hectares de área de preservação no MA
29 de Outubro de 2015
A Terra Indígena Arariboia, de 413 mil hectares, já teve mais de 45% de seu território dizimado pelo fogo, que chegou a ter 100 quilômetros de extensão. No local, vivem 12 mil Guajajaras e cerca de 80 índios isolados do povo Awá-Guajá.
Fonte: UOL
CIDH solicita al Estado ecuatoriano proteger la vida de Alicia Cahuiya
27 de Outubro de 2015
La Comisión Interamericana de Derechos Humanos (CIDH) otorgó una medida cautelar a favor de Alicia Cahuiya, vicepresidenta de la Nacionalidad Waorani del Ecuador (Nawe), luego de que sufriera amenazas de muerte por lo dicho en una audiencia sobre la situación de los indígenas en aislamiento de los pueblos Tagaeri y Taromenani.
Fonte: Servindi
Seis são presos por desmatamento ilegal
25 de Outubro de 2015
Grupo criminoso com atuação na região de Colniza se preparava para ‘esquentar’ cerca de 500 m³ de madeira. Além dos crimes ambientais, atuação coloca em risco a vida dos povos tradicionais da Resex e de índios isolados que vivem na divisa com a unidade.
Fonte: Circuito Mato Grosso
Estudo da Funai identifica e delimita Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana
23 de Outubro de 2015
A área está localizada nos municípios de Nhamundá, no Amazonas, Oriximiná e Faro no Pará. Com cerca de 2 milhões de hectares, abriga diversos grupos indígenas, inclusive índios isolados.
Fonte: EBC Radioagência Nacional
Consejo Indigenista Misionero-CIMI de Brasil y Cáritas Española trabajan en la amazonía brasileña
21 de Outubro de 2015
Grave preocupación eclesial ante una posible agresión a comunidades Yanomamis aisladas en la amazonía brasileña.
Fonte: Revista Ecclesia
17 de Outubro de 2015
Madeireiras ameaçam a sobrevivência de aldeia indígena isolada na Amazônia brasileira.
Fonte: El País
Incêndio destrói parte da Floresta Amazônica no Maranhão
10 de Outubro de 2015
Fogo já destruiu um terço da terra indígena Araribóia e ameaça 7 mil índios.180 Brigadistas, além de combater focos, tentam proteger área de floresta onde habitam povos indígenas isolados.
Fonte: G1
Cimi denuncia invasão de garimpeiros em área do grupo isolado Moxi Hatëtëa, em Roraima
08 de Outubro de 2015
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Diocese de Roraima vêm a público manifestar sua preocupação diante da invasão de garimpeiros na região ocupada pelo grupo indígena isolado Moxi Hatëtëa, no interior da terra Yanomami e com a ausência de medidas de proteção por parte do governo.
Fonte: Cimi
ANP altera blocos da 13ª Rodada que avançavam sobre terras indígenas no Maranhão
05 de Outubro de 2015
No último dia 30 de setembro, a Funai encaminhou ofício à ANP pedindo a redefinição dos limites dos blocos ofertados, resguardando uma distância mínima de 20 km entre as terras indígenas com presença de populações indígenas isoladas e em “situação de alta vulnerabilidade física e cultural”.
Fonte: Época
NOTA DA ECOAMAZÔNIA – Este Boletim foi renomeado no site do CTI para “edição de Despedida” – http://trabalhoindigenista.org.br/boletim/edi%C3%A7%C3%A3o-de-despedida
Deixe um comentário