“As florestas são essenciais para a agenda de desenvolvimento pós-2015″, disse o secretário-geral da ONU em sua mensagem para o Dia. “Para construir um futuro sustentável, temos que investir nas florestas de todo o mundo.”

Mulher descarregando toras serão utilizadas para a produção de carvão vegetal na Tailândia. A FAO contribui para a produção sustentável de combustíveis de madeira. Foto: FAO/J. Koelen

A gestão sustentável e a conservação das florestas devem ser incluídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no acordo sobre mudanças climáticas que serão adotados no segundo semestre de 2015, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, antecipando o Dia Internacional das Florestas, celebrado em todo o mundo no dia 21 de março.

“As florestas são essenciais para a agenda de desenvolvimento pós-2015″, disse Ban em sua mensagem para o Dia. “Para construir um futuro sustentável, temos que investir nas florestas de todo o mundo.”

Pelo menos 1,6 bilhão de pessoas depende diretamente das florestas para alimentação, combustível, abrigo e renda, mas todos se beneficiam com o ar limpo, a água, e a regulação do clima que as florestas fornecem, disse Ban.

Três quartos da água potável, cruciais para a sobrevivência humana, vêm de bacias hidrográficas com florestas.

Florestas saudáveis são também fundamentais para a construção de resiliência – a capacidade de se recuperar de tempestades e outros desastres naturais, ou de se prevenir deles.

FONTE:   ONU NAÇÕES UNIDAS