O objetivo é estimular jovens a refletirem sobre suas práticas cotidianas e a adotarem um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente global. Dezoito escolas da rede pública de ensino (estadual e municipal) fazem parte destas atividades.

Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação (SNCT), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), lançou nesta terça-feira (14) o projeto de educação ambiental “Ecoethos da Amazônia”.

O projeto recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Edital POP C&T, e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/Inpa) Madeiras da Amazônia. A coordenação do projeto é da pesquisadora do Inpa, Maria Inês Higuchi, juntamente com a tecnologista do Lapsea, Genoveva Azevedo.     

O projeto é constituído por um circuito de oficinas nas escolas e em vivências num jogo de simulação que utiliza maquetes tridimensionais com o objetivo de estimular, de forma lúdica e interativa, estudantes do ensino do 6º ao 9º ano de 18 escolas da rede pública de ensino a refletirem sobre suas práticas cotidianas.

“Muitas dessas práticas podem estar na origem de problemas ambientais atuais, e, portanto, solicita de todos uma nova postura, adotando um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente global a partir de problemáticas amazônicas”, disse Maria Inês Higuchi.

Na primeira fase, as turmas selecionadas participaram de oficinas educativas que se estenderam de 23 de setembro a 10 de outubro. Na segunda fase, neste mês de outubro e início de novembro, os alunos participarão das sessões educativas nos turnos matutino e vespertino.

A sessão de cada jogo tem duração de 2 horas e 30 minutos, que é desenvolvida num cenário teatral montado no Paiol da Cultura, situado no Bosque da Ciência. Em novembro, a plataforma será aberta ao público em geral, em dias a serem divulgados.

Ecoethos

Segundo Maria Inês Higuchi, o Ecoethos da Amazônia traz a simbologia dos cinco elementos, sendo quatro biofísicos (água, ar, fogo e terra) e um elemento social (responsabilidade-compromisso), sobre os quais serão lançados desafios aos participantes.  

Ainda de acordo com a coordenadora, esses elementos se entrelaçam como suporte de sustentabilidade planetária onde o domínio técnico-tecnológico dever ter como fundamento a ética do cuidado, da responsabilidade e justiça ambiental.

“As problemáticas a respeito de cada elemento estão representadas em maquetes tridimensionais, dispostas em estações referentes a cada temática, de modo a formar um circuito dinâmico de atividades interativas”, explica Higuchi.  

Em cada estação, os estudantes são confrontados com uma tarefa que simula dilemas de demanda e práticas sociais e capacidade de suporte do ecossistema. As tarefas envolvem interatividade na solução dos dilemas representados na maquete, exigindo decisões importantes dos participantes para manter a sustentabilidade socioambiental.

“Essa atuação coletiva requer escolhas contextualizadas diante do desafio/conflito que é colocado para cada estação”, explica a coordenadora.

Os participantes são estimulados a fazer valer uma conduta de responsabilidade e cuidado com o ambiente. E o cumprimento da tarefa representa a conduta dos participantes que é contabilizada em índices de sustentabilidade e graus éticos.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones do Lapsea – (92) 3643-3361 (Genoveva Azevedo) e 3643-3145 (Maria Inês Higuchi).

 Relação das escolas participantes:

01. E.E. VICENTE SCHETINE

02. E.M. VICENTE CRUZ

03. E.E. LEOPOLDO NEVES

04. E.M. PINTOR LEONARDO DA VINCI.

05. E.M. PROFª MARIA LIRA PEREIRA

06. E.M.  ANTÍSTHENES DE OLIVEIRA PINTO

07. E.M. RAIMUNDO GONÇALVES NOGUEIRA

08. E.M. DR. JOÃO QUEIROZ

09. E.E. JORGE KARAN NETO

10. E.E CACILDA BRAULE PINTO

11. E.E JURACIR BATISTA GOMES

12. E.M. ABÍLIO ALENCAR

13. E.E. LEONILA MARINHO

14. E.M. PROFESSORA EDINIR TELLES GUIMARÃES. 

15. E.E. PROF. SEBASTIÃO AUGUSTO LOUREIRO FILHO

 16. E.E. BALBINA MESTRINHO

17. E.E NATHÁLIA UCHÔA

18. E.E. MANOEL RODRIGUES DE SOUZA

Da Redação da Ascom- Inpa

Foto: Fernanda Farias

https://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3408