O Rio Acre atingiu o nível de 14,22 metros de profundidade, em Rio Branco (AC), superando a cota de transbordamento (14 metros), de acordo com medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9 horas local (12 horas em Brasília) deste domingo.
A Defesa Civil informou que 12 famílias, totalizando 46 crianças e adultos, já foram retiradas de suas casas e encaminhadas para abrigo improvisado no Parque de Exposições Mal. Castelo Branco, onde o governo estadual realiza anualmente uma feira agropecuária, o maior evento do Acre.
Principal afluente do Rio Acre, o Riozinho do Rola subiu 38 centímetros nas últimas 12 horas e está com 12,62 metros de profundidade.
A prefeitura de Rio Branco anunciou que está preparada para acolher as famílias afetadas pela cheia do Rio Acre. Cerca de 200 trabalhadores, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais foram mobilizados.
Nos municípios de Xapuri e Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, também banhados pelo Rio Acre, a Defesa Civil Estadual registrou leve baixa, de 9,70 metros e 12,58 metros, respectivamente. Porém, em Xapuri, o rio ainda permanece com nível acima da cota de alerta.
Por: Altino Machado Fonte: Terra Magazine/ Blog da Amazônia
VER MAIS EM : http://amazonia.org.br/2014/02/rio-acre-transborda-e-desabriga-fam%c3%adlias-em-rio-branco/ (DISPONÍVEL EM: FEVEREIRO 2014)