Em janeiro de 2013 a Ecoamazônia postou neste site a matéria Nazistas na Amazônia – A história dos alemães que desembarcaram no Jari em 1935 para uma confusa e misteriosa expedição científica, hoje recebemos de um colaborador algumas fotos que ilustram o tema.
A história da presença do nazismo no Brasil nunca foi bem contada. Ao que parece, nossos historiadores não se sentem atraídos a pesquisar sobre os interesses do Terceiro Reich nas terras de Vera Cruz.
Não obstante a apatia dos pesquisadores brasileiros, os nazistas, é claro, estiveram por aqui, antes e depois da guerra; e eles deixaram rastros por todo o nosso território, até mesmo nos confins da floresta amazônica.
As fotografias dessa postagem são da expedição nazista à floresta amazônica conduzida por Gerd Kahle, Gerhard Krause, Joseph Greiner e o líder da expedição, Otto Schulz-Kampfhenkel, entre 1935 a 1937, cuja envolvente história você pode ler nesta matéria da Revista Brasileiros: Nazistas na Amazônia.
A expedição nazista singrando as águas do Rio Jari, no trecho navegável antes da cachoeira de Santo Antônio. Na popa da embarcação tremula a bandeira com a cruz suástica, símbolo do nazismo.
Os alemães contrataram 30 caboclos da região do Jari para auxiliá-los nos trabalhos da empreitada. Nessa fotografia, aparecem alguns brasileiros que participaram da expedição nazista, homens acostumados a enfrentar as corredeiras e as cachoeiras do Rio Jari. Joseph Greiner é o que está agachado.
Um experiente índio Aparaí foi contratado para servir de guia da expedição. Na proa da canoa podemos ver poleiros improvisados, onde viajavam sossegadamente duas araras e três papagaios. Uma rústica esteira de arumã protege a carga.
Na lápide improvisada, o necrológio da cruz explica: “Joseph Greiner morreu aqui em 2/1/36, a serviço da pesquisa alemã, vitimado pela febre – Expedição Alemã do Jari, 1935-1937″.
O hidroavião “Seekadett”, apelidado de “Águia Marinha”, estacionado na rampa destinada a aviões anfíbios, na atual área ocupada pela Aeronáutica, em Belém. Os 3 alemães que chegaram à capital do Pará, em 1935, são vistos entre militares brasileiros.
Uma das corredeiras do Rio Jari sendo transposta com muita dificuldade, durante a viagem até a Guiana Francesa
Dois membros da expedição nazista no Brasil, remam sentados nos flutuadores do hidroavião. Os alemães pretendiam subir o Rio Jari na aeronave, desistindo de fazê-lo depois que conheceram melhor o trecho que precisariam transpor.
Relacionadas
- Nazistas na Amazônia – A história dos alemães que desembarcaram no Jari em 1935 para uma confusa e misteriosa expedição científica | Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- A expedição dos nazistas na Amazônia – GGN (jornalggn.com.br)
- Cruz nazista fincada há 86 anos em sepultura na Amazônia é encontrada caída, no Amapá | Amapá | G1 (globo.com)
- NAZISTAS NA AMAZÔNIA: A história dos alemães que desembarcaram no Jari em 1935 para uma confusa e misteriosa expedição científica. Caso foi plagiado por Steven Spielberg no filme “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” – PÁGINA DO ENOCK (paginadoenock.com.br)
Deixe um comentário