Desde o dia 10.12.2013, professores e lideranças Yanomami e Ye´kuana estão reunidos com representantes do MEC, Secretarias de Educação do Amazonas e de Roraima, Funai e organizações parceiras para a pactuação do Plano de Ação do TEEYY.

A reunião era esperada há 02 anos, desde a formação da Comissão Gestora. Com a finalização do diagnóstico e do Plano de Ação, serão pactuadas ações e um cronograma de iniciativas para que os órgãos federais, estaduais e municipais coordenem suas ações no campo da educação escolar indígena, a partir da demanda dos povos Yanomami e Ye´kuana. Institutos e Universidades Federais também apoiam e participam das ações do TEEYY.

Por meio do acordo de cooperação técnica do MEC com a Funai, e com o envolvimento da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Coordenações Regionais de Boa Vista e do Rio Negro, foi possível a organização da complexa logística que proporcionou o encontro de representantes indígenas das regiões Ye’kuana e Yanomami: Maturaca, Maia, Nazaré, Marawiá e Ajuricaba, Surucucu, Toototopi, Novo Demini e Ninan, além das representações institucionais totalizando cerca de cem pessoas.

A política dos Territórios Etnoeducacionais é coordenada pelo MEC, que em novembro de 2013 lançou o Programa de Fortalecimento dos TEEs, com enfoque na valorização dos Saberes Indígenas nas Escolas (link da portaria MEC). . A Coordenação Geral de Promoção da Cidadania/DPDS/Funai acompanha as ações de educação escolar indígena, em articulação com a Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados/DPT/Funai, garantindo a assessoria quanto às especificidades dos povos indígenas e cumprindo com o papel da Funai de coordenadora das políticas indigenistas. 

FONTE : FUNAI