O Ibama retomou neste domingo, 01 de setembro, o combate aos incêndios florestais na Terra Indígena Maraiwãtsede, no município de Alto da Boa Vista, Mato Grosso. A operação havia sido interrompida no final de agosto devido à ação de incendiários, provocando uma sequência de frentes de fogo que cercaram os brigadistas que se encontravam em combate.

No momento, quarenta e seis brigadistas, seis camionetes, um caminhão Rodofogo e um helicóptero estão sendo aplicados no combate às chamas, que já atingiram cerca de 100.000 hectares dentro da Terra Indígena.

Especialistas em incêndios florestais do Prevfogo fizeram a perícia na área e determinaram a origem de cinco incêndios, todos provocados intencionalmente na margem das BRs 158 e 080. Foram identificados alguns dos  artefatos incendiários que causaram estes incêndios.

Policiais Militares do Mato Grosso, da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Federal garantem a segurança das bases avançadas da Funai e dos brigadistas na linhas de frente.

FONTE: Ascom/Ibama