Uma manifestação iniciada no início da noite desta quinta-feira (13) fechou o acesso do Brasil à Venezuela, em Roraima. A interdição acontece devido ao trabalho de fiscalização focado no descaminho e contrabando de produtos, provenientes do país vizinho, realizado pela Polícia Federal na BR-174, em Pacaraima, cidade fronteiriça.

A informação foi repassada ao G1 pelo major Maia da Polícia Militar. De acordo com ele, os manifestantes fecharam a via com pneus por volta das 19h. Cerca de 250 pessoas protestam contra a presença da Polícia Federal na rodovia, segundo a PM. Devido à manifestação, ninguém entra ou sai do Brasil.

“Esses manifestantes transportam combustível da Venezuela para Roraima. Não são arrozeiros e nem índios”, afirmou o major.

Ele disse que os manifestantes estão recorrendo à desordem para protestar, como por exemplo, fechando a via de acesso. “A Força Nacional está no posto de fiscalização da  Secretaria da Fazenda e da Polícia Federal para manter a segurança”, acrescentou o major.

O deputado federal Paulo César (DEM-RR) está no local e confirmou que a interdição da rodovia federal é um protesto contra a presença da Polícia Federal em Pacaraima. Segundo ele, a manifestação ocorrerá até ao meio desta sexta-feira (14).

“Não aguentamos mais a perseguição da PF que quer desocupar a cidade, sob pretexto de ser área indígena. O delegado da PF de Pacaraima quer mandar no município. Deseja remover a nossa população a qualquer custo e fazer uma limpeza étnica. Não vamos aceitar este tipo de atitude”, disse.

VER MAIS EM: G1 – Protesto fecha fronteira do Brasil com a Venezuela em Pacaraima, RR – notícias em Roraima