Nova plataforma online permite cientistas e especialistas em mudança climática a calcular quantidade de carbono florestal e biomassa; GlobAllomeTree foi desenvolvido em parceria com universidade italiana e instituto francês. 

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, acaba de lançar uma plataforma online para cientistas e especialistas em mudança climática.

No site GlobAllomeTree, é possível calcular dados sobre estratégias bioenergéticas, incluindo volume, biomassa e estoques de carbono de florestas.

Políticas Florestais

A plataforma foi desenvolvida em parceria com o Centro de Pesquisa Francês Cirad e a Universidade Tuscia da Itália. A proposta é ajudar na tomada de decisões importantes que aliviem a mudança do clima.

Segundo a FAO, esta é “a primeira vez em que países têm acesso a uma base de dados extensa para avaliar os recursos florestais no mundo”. O site permite aos especialistas ter uma visão clara sobre a capacidade das florestas de armazenar carbono.

Madeira

Com isso, os países podem obter dados mais precisos sobre suas florestas e mudar ou implementar políticas nacionais florestais.

A ferramenta online permite ao usuário acessar o volume do tronco, a biomassa da árvore e os estoques de carbono a partir do diâmetro do tronco, altura e gravidade específica da madeira, em tipos diferentes de árvores e zonas ecológicas.

Por enquanto, o site cobre centenas de espécies de árvores na Europa, América do Norte e África. Em uma segunda etapa, serão adicionadas informações sobre florestas na Ásia e Américas Central e do Sul.

Fonte: Rádio ONU

VER MAIS EM :  http://amazonia.org.br/2013/06/fao-lan%c3%a7a-site-para-ampliar-acesso-a-dados-sobre-condi%c3%a7%c3%b5es-das-florestas/