A proposta para esta sétima edição do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental é a de retomar e procurar aprofundar as nossas reflexões sobre os sentidos que temos construído sobre a temática ambiental e os significados que temos atribuído à problemática ambiental para a sociedade contemporânea.
O reconhecimento, a construção e a caracterização por diferentes grupos sociais do que tem sido chamada de “crise ambiental”, em diferentes regiões do mundo, no final da década de 60 e início dos 70, é acompanhada de tentativas diversificadas de compreensão deste processo. Estas tentativas têm se constituído desde tarefas mais simples, embora extensas, como por exemplo, de identificação e mapeamento das diferentes situações de degradação ambiental até o desenvolvimento de exercícios mais ousados de busca de modelos explicativos que nos permitam compreender as raízes dos atuais padrões de relação de nossas sociedades com os outros elementos da natureza.
Paralelamente a estes exercícios de explicitação, compreensão e de construção de significados de aspectos relacionados com a temática ambiental, seguem-se as tentativas de busca de modelos de ação que possam fazer frente às tendências de destruição e de degradação do mundo natural no seu sentido mais amplo.
É em resposta a esta demanda colocada pela própria sociedade que diferentes setores sociais – organizações governamentais e organizações não governamentais de diferentes matizes, a partir principalmente de meados dos anos 80, propõem e implementam atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais de ensino. Nesta década, uma série de projetos e programas de educação ambiental foi desenvolvida. Alguns revestidos de perspectivas ingênuas em relação à dinâmica social e também em relação às possibilidades e limites do processo educativo, e outros, a partir de perspectivas mais críticas e com propostas de ação voltadas para a transformação social. No entanto, em qualquer um dos casos, estas tentativas iniciais são marcadas, de maneira geral, por processos assistemáticos, sem grandes preocupações com mecanismos de avaliação e, muitas vezes, sem explicitação clara dos fundamentos teóricos e metodológicos que lhes davam sustentação.
É neste sentido e direção que as atividades propostas para este encontro de pesquisa pretende retomar, dentre as questões-chave que envolvem os debates do campo da educação ambiental, a reflexão e o aprofundamento da própria temática ambiental, com os objetivos de:
- Refletir sobre as relações entre a temática ambiental e o campo da pesquisa em educação ambiental.
- Discutir as implicações da temática ambiental, compreendida como problema na sociedade contemporânea, para os processos de produção de conhecimento no campo da educação ambiental.
- Analisar experiências de pesquisas em educação ambiental e as relações que têm se estabelecido entre questões suscitadas pela temática ambiental para a sociedade contemporânea e os processos de produção de conhecimento para a educação e educação ambiental.
“Pesquisa em Educação Ambiental:
Problematizando a temática ambiental na sociedade contemporânea.”
Objetivos:
- Refletir sobre as relações entre a temática ambiental e o campo da pesquisa em educação ambiental.
- Discutir as implicações da temática ambiental, compreendida como problema na sociedade contemporânea, para os processos de produção de conhecimento no campo da educação ambiental.
- Analisar experiências de pesquisas em educação ambiental e as relações que têm se estabelecido entre questões suscitadas pela temática ambiental para a sociedade contemporânea e os processos de produção de conhecimento para a educação e educação ambiental.
Atividades: Apresentação de trabalhos de pesquisa em EA, conferências, mesas redondas, Grupos de Discussão de Pesquisa (GDP).
Local: Instituto de Biociências – UNESP – campus de Rio Claro-SP
Data do evento: 07 a 10 de julho de 2013.
Leia mais: http://www.viiepea2013.net/sobre-0-vii-epea/