A Fundação Nacional do Índio – FUNAI – divulgou hoje, 03/09/2012, em seu “site” o texto a seguir:
No dia 31/8, a Funai recebeu carta da Hutukara Associação Yanomami (HAY), com relato de que teria havido incidente grave envolvendo indígenas Yanomami em território venezuelano, próximo à fronteira com o Brasil.
A pedido da presidenta da Funai, Marta Maria Azevedo, foi realizada, na tarde do dia 31/8, reunião com o subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Itamaraty, Embaixador Antonio Simões. O Embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, foi convidado e se dispôs a participar.
Durante a reunião, foram intercambiadas as informações disponíveis e o governo brasileiro informou que já vinha mantendo contato fluído com o governo venezuelano sobre o assunto.
Foi confirmado o interesse dos dois países em verificar os acontecimentos. O Embaixador da Venezuela informou que as autoridades venezuelanas estão mobilizadas para investigar a denúncia.
Os representantes acordaram em manter a comunicação permanente sobre o assunto e o Brasil indicou a disposição em apoiar os esforços da Venezuela, no que for possível, inclusive com apoio logístico na região, caso seja julgado útil pelo governo venezuelano.
Fundação Nacional do Índio – Funai
Brasília, 31 de agosto de 2012
FONTE : www.funai.gov.br
Deixe um comentário