Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) reúne cientistas, pesquisadores e estudantes para discutir ciência e cultura na luta contra a pobreza a partir do próximo domingo (22) em São Luís.Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para a 64ª Reunião Anual da SBPC, entre os dias 22 e 27 de julho, em São Luís, no Maranhão. A Reunião, que este ano tem como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”, acontecerá na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 Serão realizadas 61 conferências, 66 mesas redondas, 48 minicursos, além de outras atividades como reuniões de trabalho, assembleias, sessões de pôsteres e encontros para a discussão sobre os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.

Trata-se de um dos maiores eventos científicos do Brasil com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e representantes de sociedades científicas, segundo a coordenadora geral da 64ª Reunião e secretária-geral da SBPC, Rute Gonçalves de Andrade.

Entre os participantes estão o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pesquisadores e cientistas renomados como o israelense Daniel Shechtman, Prêmio Nobel de Química de 2011, além de diversos dirigentes das sociedades científicas.

Também faz parte da programação da Reunião Anual a ExpoT&C, considerada a maior mostra de ciência e tecnologia das Américas. Os principais institutos de pesquisas, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços estarão presentes.

Outros eventos paralelos são a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do Ensino Básico e Profissionalizante), a SBPC Cultural (atividades artísticas regionais), a Sessão de Pôsteres e a Jornada Nacional de Iniciação Científica.

Temas – Entre os assuntos que serão tratados ao longo do evento estão economia verde, sustentabilidade, mudanças climáticas e desastres naturais, energia, mineração, siderurgia, programa espacial brasileiro, medicina tropical, doenças negligenciadas, saúde mental, grandes metrópoles, desigualdade social e direitos humanos, e educação.

Realizada desde 1948, a Reunião Anual da SBPC é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em ciência e tecnologia.

A cada ano, ela acontece em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. O estado do Maranhão foi escolhido, levando em conta a bio-sóciodiversidade e sua situação econômico-social.

A presidente da SBPC, Helena Nader, destaca que um dos objetivos da Reunião é contribuir com propostas para o desenvolvimento sustentável do País, “praticando ‘O Futuro que Queremos’, discutido na Conferência Rio+20 das Nações Unidas, mas sem deixar de tratar também das políticas públicas de educação e de ciência, tecnologia e inovação com a participação de pesquisadores e gestores dos sistemas estadual e nacional de educação e C,T&I”.

Saiba mais sobre as atividades da 64ª Reunião Anual da SBPC e a programação científica no site do evento: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home/.

FONTE :  Ascom/SBPC