Lideranças de diversas etnias de estados da região norte, com exceção do Pará e Mato Grosso, participaram do “ Diálogo entre Lideranças do Movimento Indígena da Amazônia Brasileira”, realizado no município de São Gabriel da Cachoeira, distante 858 km de Manaus e decidiram criar uma instância política que garanta os direitos dos povos indígenas da região.
O encontro foi realizado entre os dias 18 e 21 de junho e teve apoio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). O balanço das discussões foi apresentado nesta quarta-feira (29), pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira ( Coiab), organizadora do encontro.
A estrutura preliminar do Parlamento Indígena será construída por uma equipe escolhida pelas próprias lideranças. “É coisa diferente, uma instância de discussão e deliberação em que cada povo indígena tem o seu assento”, destacou o líder indígena Euclides Macuxi.
O objetivo do encontro em São Gabriel da Cachoeira foi resgatar a história de organização do Movimento Indígena e avaliar as práticas adotadas a longo dos anos de atuação nos cenários nacional e internacional.
Fonte: A Crítica
Deixe um comentário