A Coordenação Regional (CR) do Vale do Juruá, no Amazonas, finalizou esta semana um plano anual de trabalho, a fim de dar continuidade aos projetos de desenvolvimento sustentável no Vale do Javari, região pela qual é responsável. Neste sábado, 12 de fevereiro, uma equipe local, com 5 funcionários, percorreu o rio Ituí para concluir as obras de infraestrutura, interrompidas em 2010. A equipe também pretende começar um novo diálogo com os indígenas para projetos futuros.
Segundo Heródoto Jean de Sales, responsável pela CR, os projetos foram inciados em 2008, contemplando todas as aldeias – cerca de 50 – das etnias, Marubo, Mayoruna, Matís, Kanamari e Kulina. “A escolha dos projetos foi feita a partir de diálogo com os indígenas. Em 2009, todo o material foi entregue nas comunidades, mas a construção foi interrompida em 2010, por conta da transferência de funcionários”, explicou.
Essa é a primeira expedição de uma série de 4 que a equipe fará este ano. Cada uma deverá durar cerca de 40 dias. De acordo com a programação, depois do rio Ituí, os servidores percorrerão as comunidades do rio Jaquirana, por volta do mês de maio, alcançando o rio Curuçá em julho. No segundo semestre, eles pretendem concluir as construções e o diálogo no Médio Javari.
Os projetos contemplam 15 comunidades. As comunidades Beija flor e Aurélio, da Etnia Matís, tiveram o módulo de criação de galinha construído em 2009 (saiba mais). No mesmo ano, foi construída uma pocilga para criação de suínos na comunidade de Rio Novo, da etnia Marubo. Agora as outras 12 comunidades, da etnia Marubo do rio Ituí, vão ter concluídas as construções que estavam previstas no projeto. Numa segunda fase, as comunidades receberão a orientação técnica necessária.
Comunidades a serem visitadas, com os respectivos projetos:
– Comunidade Boa Vista – Projeto de criação de galinhas;
– Comunidade Pentiaquinho – Projeto de criação de galinhas;
– Comunidade Paraguaçu – Projeto de criação de galinhas;
– Comunidade Alegria – Projeto de criação de carneiros e beneficiamento de cana de açúcar;
– Comunidade da Praia – Projeto de criação de galinhas;
– Comunidade Vida Nova – Projeto de criação de peixes / construção de açude;
– Comunidade Carneiro – Projeto de criação de carneiros;
– Comunidade Liberdade – Projeto de criação de porcos;
– Comunidade Nazaré – Projeto de extração de óleo de copaíba e melhoramento da casa de farinha;
– Comunidade Nova Esperança – Projeto de extração de óleo de copaíba e melhoramento da casa de farinha;
– Comunidade Maloca do Paulinho – Projeto de casa de farinha;
– Comunidade Paraná – Projeto de criação de porcos;
– Comunidade Água Branca – Projeto de criação de porcos.
Fonte: FUNAI
Deixe um comentário